Itaguaí

Submarino Tonelero faz teste de imersão dinâmica na Baía de Sepetiba

Com a conclusão da primeira imersão dinâmica, o Submarino Tonelero se aproxima de uma nova fase de testes e fortalece o Prosub

O Submarino Tonelero, terceiro navio de propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), realiza uma importante missão na manhã desta quinta-feira (30), na Baía de Sepetiba, com o início da manobra de Imersão Dinâmica. O teste, também conhecido como Marco de Segurança J10, é fundamental para validar a capacidade de ocultação, permanência submersa e recarga de baterias no mar.

De acordo com a Itaguaí Construções Navais (ICN), a manobra ocorre quando o submarino utiliza simultaneamente sua propulsão, lemes horizontais e o formato hidrodinâmico de seu casco para vencer a resistência da água e submergir sem a necessidade do uso dos tanques de lastro. Esse procedimento permite avaliar a operacionalização da guarita de salvamento e o controle atmosférico interno, assegurando a eficiência e segurança do navio.

Publicidade

Para garantir o sucesso da operação, foram conduzidos diversos testes preparatórios pela Itaguaí Construções Navais. Além disso, a Marinha do Brasil, com suporte do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), realizou uma rigorosa Inspeção de Segurança para validar a prontidão da tripulação e dos sistemas.

Próximos Passos

Segundo a ICN, com a Imersão Dinâmica concluída, a próxima etapa será o Marco J11: Imersão em Grande Profundidade, que testará a resistência do casco às pressões exercidas em profundidades operacionais máximas. Esse ensaio também avaliará o funcionamento de sistemas essenciais para a segurança e desempenho do submarino. A incorporação do Tonelero à Marinha do Brasil está prevista para o segundo semestre de 2025.

Prosub

Liderado pela Marinha do Brasil desde 2008, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) é uma das iniciativas mais estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Seu objetivo é fortalecer a defesa naval do país, assegurando a proteção das riquezas marítimas nacionais, especialmente na região do pré-sal. Com avanços significativos, o programa reafirma o compromisso do Brasil com a modernização de sua frota e a soberania nacional.

Leia mais: Alterações do código ambiental aprovadas por unanimidade em Itaguaí


*Texto produzido a partir de release enviado pela Comunicação da ICN.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Recent Posts

4 cuidados para manter o manjericão sempre cheiroso

Descubra os 4 cuidados essenciais para manter o manjericão sempre cheiroso e pronto para uso…

11 minutos ago

Naufrágio em Itaguaí deixa três desaparecidos e um morto

Na noite da última segunda-feira (14), um barco com seis pessoas naufragou nas proximidades do…

17 horas ago

Polícia Federal investiga Dr. Rubão e Aarão

Com situação política ainda em suspense, o ex-prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o…

17 horas ago

Mangaratiba instala sala AmigãoCão para terapia assistida por cães

A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na promoção da inclusão social com…

18 horas ago

PRF recupera carro com sinais de identificação adulterados em Itaguaí

Na noite desta terça-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com sinais…

19 horas ago

Reflexões sobre a política em Mangaratiba

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (15) foi o vereador Kaio Luiz Peixoto Freijanes,…

22 horas ago

This website uses cookies.