Submarino Tonelero é auxiliado por rebocadores na saída do cais em direção à baía onde será realizado a Imersão Dinâmica (FOTO COMUNICAÇÃO ICN)
O Submarino Tonelero, terceiro navio de propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), realiza uma importante missão na manhã desta quinta-feira (30), na Baía de Sepetiba, com o início da manobra de Imersão Dinâmica. O teste, também conhecido como Marco de Segurança J10, é fundamental para validar a capacidade de ocultação, permanência submersa e recarga de baterias no mar.
De acordo com a Itaguaí Construções Navais (ICN), a manobra ocorre quando o submarino utiliza simultaneamente sua propulsão, lemes horizontais e o formato hidrodinâmico de seu casco para vencer a resistência da água e submergir sem a necessidade do uso dos tanques de lastro. Esse procedimento permite avaliar a operacionalização da guarita de salvamento e o controle atmosférico interno, assegurando a eficiência e segurança do navio.
Para garantir o sucesso da operação, foram conduzidos diversos testes preparatórios pela Itaguaí Construções Navais. Além disso, a Marinha do Brasil, com suporte do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), realizou uma rigorosa Inspeção de Segurança para validar a prontidão da tripulação e dos sistemas.
Segundo a ICN, com a Imersão Dinâmica concluída, a próxima etapa será o Marco J11: Imersão em Grande Profundidade, que testará a resistência do casco às pressões exercidas em profundidades operacionais máximas. Esse ensaio também avaliará o funcionamento de sistemas essenciais para a segurança e desempenho do submarino. A incorporação do Tonelero à Marinha do Brasil está prevista para o segundo semestre de 2025.
Liderado pela Marinha do Brasil desde 2008, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) é uma das iniciativas mais estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Seu objetivo é fortalecer a defesa naval do país, assegurando a proteção das riquezas marítimas nacionais, especialmente na região do pré-sal. Com avanços significativos, o programa reafirma o compromisso do Brasil com a modernização de sua frota e a soberania nacional.
Leia mais: Alterações do código ambiental aprovadas por unanimidade em Itaguaí
*Texto produzido a partir de release enviado pela Comunicação da ICN.
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…
A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…
Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…
A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…
A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…
This website uses cookies.