Seropédica: Justiça obriga Ibama a receber animais silvestres no Cetas

Uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) volte a receber animais silvestres apreendidos por órgãos da administração pública estadual no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica. A informação é da PGE (Procuradoria Geral do Estado) do Rio de Janeiro.

Em resposta ao ATUAL, a assessoria de comunicação do Ibama confirmou que o “centro reabriu em cumprimento à determinação judicial”.

Publicidade

Ainda de acordo com a PGE-RJ, a Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro havia determinado, por meio de medida administrativa, paralisar a chegada de animais silvestres apreendidos pelos órgãos da administração pública estadual desde 1º de fevereiro deste ano. A alegação seria problemas estruturais no Cetas. A reportagem procurou a autarquia federal para confirmar esta informação também, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

A propósito, em maio e agosto do ano passado, o instituto já havia paralisado o serviço de recebimento de animais devido a casos suspeitos de gripo aviária.

LEIA MAIS

MPRJ faz recomendações a Itaguaí e Seropédica sobre combate à dengue

Em publicação em seu site oficial, na última sexta-feira (16), a PGE-RJ divulgou que o Juiz Maurício Magalhães Lamha, da 3ª Vara Federal do Rio, destaca em sua decisão os perigos que a medida do Ibama vinha representando para os animais silvestres apreendidos. Ele menciona “risco de lesão grave ou de difícil reparação” e “risco de óbito”.

Em seguida, o magistrado informa que deferiu parcialmente a tutela provisória de urgência para e determinou que o Ibama “mantenha-se recebendo os animais apreendidos por órgãos estaduais pelo prazo suplementar de 120 dias a partir da data da presente decisão”.

O juiz observou ainda que se o Cetas seguir com o recebimento suspenso, os animais silvestres apreendidos não terão abrigo, já que o centro em Seropédica é o único do RJ credenciado pelo próprio Ibama para acolher espécies vítimas de ações humanas.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Itageek 2025 transforma Itaguaí em um universo geek neste sábado (24)

O município de Itaguaí se prepara para receber uma verdadeira celebração da cultura pop com…

16 horas ago

Agentes da GM de Mangaratiba se especializam no Projeto AmigãoCão

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba realizou mais uma etapa de qualificação profissional…

17 horas ago

PRF apreende mais de dois mil pinos de cocaína em Paraty

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta segunda-feira (19), aproximadamente seis quilos de…

22 horas ago

Mangaratiba inicia capacitação para gestores e coordenadores de saúde

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (19)…

22 horas ago

Camisa com marca de suor? Essa pasta caseira não danifica a roupa

Saiba como tirar mancha de suor da camisa usando uma pasta caseira fácil e segura…

23 horas ago

Itaguaí promove encontro educacional sobre a Lei Lucas

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…

2 dias ago

This website uses cookies.