DESTAQUE

Seropédica: coligação inverte pré-candidato e Anabal vai disputar para prefeito

Wagner Oliveira, filho do ex-prefeito, havia sido escolhido para a majoritária com o pai Anabal como vice, mas partidos decidiram que ele vai concorrer para o Legislativo

De pré-candidato a prefeito e depois a vereador em apenas um dia: assim começa a trajetória de Wagner Oliveira de Souza (o Waguinho) na coligação “Seropédica tem jeito” (PSDB / Cidadania / União Brasil). Por motivos diferentes, mas com situação semelhante a do PT-Itaguaí, a coligação tem duas atas de convenção registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uma do dia 4 deste mês, em que Wagner é pré-candidato a prefeito e Anabal Barbosa de Souza, seu pai, é pré-candidato a vice. Outra do dia seguinte (5), em que Anabal é pré-candidato a prefeito com Samuel dos Santos Barbosa (presidente do PSDB municipal) é pré-candidato a vice. Nesta última, Wagner figura como pré-candidato a vereador.

Publicidade

O Atual perguntou ao União Brasil – partido de Anabal e Wagner – o motivo da mudança, mas, até o momento, não recebeu uma resposta. Um site da Baixada Fluminense afirma que uma pesquisa encomendada pelo PSDB concluiu que Anabal é um nome mais competitivo na disputa pelo cargo de prefeito do que o filho.

Anabal é aposentado (ele foi bombeiro militar), e é um veterano das urnas: foi eleito vereador quando Seropédica ainda era pertencente ao território de Itaguaí, elegeu-se deputado estadual e três vezes prefeito de Seropédica.

Samuel dos Santos Barbosa (conhecido como Rato Som), o pré-candidato a vice-prefeito, foi secretário municipal de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica entre 2017 e 2020.

CONTEXTO

Anabal Barbosa entra na disputa em que já figuram o atual prefeito, Professor Lucas (PP); o sindicalista Samuel Berriel (Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB) e o vereador Hugo Pereira do Canto Junior (o Huguinho), recém-filiado ao Republicanos.

O vereador enfrentou um processo de cassação na Câmara de Seropédica, em março deste ano, e dependerá de sentenças judiciais para homologar sua candidatura.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Recent Posts

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

4 horas ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

5 horas ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

8 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

8 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

8 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

1 dia ago

This website uses cookies.