O Detran.RJ facilita a solicitação da segunda via de carteiras pelo site www.detran.rj.gov.br (FOTO MÁRCIO LEANDRO/DETRAN.RJ)
Os cidadãos que perderam ou tiveram a carteira de identidade extraviada podem solicitar a segunda via do documento de forma totalmente online, através do site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br). Desde março de 2022, o processo de emissão da segunda via foi simplificado, dispensando a necessidade de agendamento e comparecimento aos postos físicos do Detran, exceto para a retirada do documento.
Essa nova modalidade é válida apenas para carteiras de identidade emitidas a partir de 5 de abril de 2019, que possuem um QR Code na parte interna. Para solicitar, o usuário deve efetuar o pagamento da taxa (código 500-2) no Bradesco e, em seguida, preencher os dados no site do Detran, escolhendo o posto de retirada do documento. Após a solicitação, será gerado um número de protocolo, que deverá ser apresentado no posto escolhido no dia da retirada da identidade. Neste momento, o usuário também precisará fornecer suas impressões digitais para certificação digital. Importante ressaltar que apenas o próprio requerente poderá retirar a segunda via simplificada.
Apesar de simplificado, o processo não permite a atualização de dados biométricos ou biográficos, como a coleta de novas fotos ou a alteração do estado civil. No entanto, é possível fazer mudanças cadastrais, como atualização de endereço ou telefone. O serviço está disponível apenas para cidadãos com 12 anos ou mais, cuja última via do RG tenha sido emitida presencialmente em um posto do Detran.RJ.
O serviço online não é aplicável em casos onde a carteira de identidade anterior esteja vencida ou inclua a indicação de algum tipo de deficiência. Nessas situações, é necessário apresentar um laudo médico atualizado, o que exige o processo tradicional presencial.
PASSO A PASSO PARA SOLICITAR A 2ª VIA ONLINE
1 – Pagar o Duda de segunda via de identidade (Código 500-2), no site do Bradesco.
2 – Entrar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br), clicar na aba Identificação Civil e depois no serviço Segunda Via de Identidade Simplificada.
3 – Clicar no link para acessar o serviço Segunda Via de Identidade Simplificada e marcar a caixinha concordando com o termo de ciência para solicitação do serviço.
4 – Preencher o número do Duda, os dados pessoais e as demais informações pedidas pelo sistema.
5 – Comparecer ao posto na data marcada para entrega do documento.
6 – Já no posto, fazer a certificação digital e pegar o document
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