Economia

SEENEMAR realiza 2ª Reunião Setorial para discutir avanços em portos e terminais do RJ

Representantes do setor portuário discutem iniciativas estratégicas que visam modernizar e ampliar a infraestrutura marítima do Estado do Rio de Janeiro

A Superintendência de Portos e Terminais da Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) promoveu, nesta terça-feira (25), a 2ª Reunião Setorial de Portos e Terminais. O encontro ocorreu na sede da secretaria e reuniu representantes do setor portuário para discutir iniciativas estratégicas que visam modernizar e ampliar a infraestrutura marítima do Estado do Rio de Janeiro.

A pauta do encontro incluiu ações da Superintendência de Portos e Terminais (SUPPOT) em curso, voltadas à eficiência energética, descarbonização, agenda de eventos e as oportunidades para melhorar os acessos aos portos e terminais.

Setor importante para o Brasil, fundamental para o RJ

De acordo com a SEENEMAR, o setor portuário é responsável por aproximadamente 95% do comércio exterior do Brasil, movimentando em média R$ 293 bilhões anualmente e gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos.

João Leal, superintendente de Portos e Terminais argumentou que a secretaria está focada em desenvolver uma infraestrutura portuária mais eficiente e sustentável, que beneficie a economia local e fortaleça o Estado do Rio como um polo estratégico para o comércio exterior.

Ulisses Oliveira, diretor do Porto Sudeste e do Sindicato dos Operadores do Porto de Itaguaí (Sindopta), destacou que a falta da alça de acesso à Ilha da Madeira, bairro de Itaguaí onde se concentra os terminais portuários da cidade, limita a potencialidade econômica em decorrência da dificuldade de grandes carretas acessarem a localidade.

O assunto ganhou destaque na reunião e garantiu o compromisso da SENEEMAR de intervir junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): “Esse Arco (Metropolitano) não contribui para maior fluidez da logística, o que afeta ao Porto Sudeste e ao Porto de Itaguaí, por isso vamos intervir diretamente junto a ANTT para que ela se responsabilize pela melhora do acesso”, garantiu João Leal.

Eventos à vista

A SENEEMAR aproveitou a reunião para divulgar os próximos encontros promovidos pela secretaria, e anunciar que está elaborando o Fórum das Bacias e Baías Fluminenses e o Seminário de Práticas Sustentáveis, que visam ampliar o debate sobre a economia do mar e a transição para um setor portuário mais verde e inovador.

Na agenda, está previsto o Seminário A Força do Petróleo do Rio de Janeiro, que vai acontecer no Shopping São Gonçalo, em São Gonçalo, no dia 10 de abril. Este evento vai discutir a importância do setor para o estado. Veja aqui a programação.

Marcelo Godinho

Marcelo Godinho é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e é o profissional responsável e fundador do Jornal Atual.

Recent Posts

Ação social promove mais de 100 atendimentos em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…

13 horas ago

Cresce a presença feminina em áreas operacionais do setor portuário

Ver três mulheres no comando do embarque de minério de ferro de um terminal portuário…

13 horas ago

Como limpar talheres manchados com soluções naturais e caseiras

Nada mais desagradável do que abrir a gaveta da cozinha e encontrar os talheres manchados,…

16 horas ago

Mangaratiba faz Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (31)…

17 horas ago

Moradora de São Gonçalo é encontrada morta a tiros em Itaguaí

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga a morte de Andréia Cabral Monteiro…

18 horas ago

Atletas de Mangaratiba garantem vaga no Brasileiro de Taekwondo

Perseverança é a chave para a vitória no mundo competitivo. É com esse espírito de…

1 dia ago

This website uses cookies.