Ao longo de três encontros, os recepcionistas participaram de capacitações abrangentes, abordando uma série de recursos cruciais (FOTOS RENAN VASCONCELLOS E HUGO BORGES/PMM)
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba concluiu nesta quinta-feira (17) mais uma rodada de treinamento para os recepcionistas que desempenham um papel fundamental na rede pública de saúde do município. O foco deste curso, intitulado ‘Relações Interpessoais para Recepcionistas’, foi aprimorar e humanizar o atendimento prestado à população por esses profissionais essenciais. O evento de treinamento e encerramento teve como palco o Centro Cultural Cary Cavalcanti.
A capacitação foi direcionada aos recepcionistas do Hospital Municipal Victor de Souza Breves, das unidades de Atenção Primária à Saúde, como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Núcleo de Atendimento Especial (NAE), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Casa Rosa e da sede central da Secretaria de Saúde.
O evento contou com a participação profissionais na área de saúde e bem-estar, incluindo Alana Escarani, coordenadora Geral do Programa de Saúde Mental de Mangaratiba, Ana Lúcia, psicóloga e assessora de Saúde Mental, Lindalva Guerra, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Valesca de Moura, superintendente de Planejamento, Controle e Avaliação em Saúde, Jaqueline Lopes, supervisora Clínica e Institucional do CAPS, Juraci Brito, psicólogo, Eliza Goulart, coordenadora do Arte Viva, juntamente com equipes do programa.
TÓPICOS ABORDADOS NA CAPACITAÇÃO
Ao longo de três encontros, os recepcionistas participaram de capacitações abrangentes, abordando uma série de recursos cruciais. A primeira sessão, ministrada pela Secretaria de Saúde, concentrou-se na compreensão da administração do Sistema Único de Saúde (SUS). No segundo encontro, psicólogos da rede municipal se uniram para destacar a importância das relações interpessoais, destacando o acolhimento aos pacientes e a valorização da diversidade, incluindo gênero, raça, faixa etária, orientação sexual e identidade de gênero.
A última etapa, por sua vez, contou com aprendizados sobre o funcionamento dos serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), orientando os participantes sobre os encaminhamentos adequados para pacientes, seja para o Cras, o Creas ou outras instituições de acolhimento, de acordo com cada necessidade. Durante essa fase, os participantes se dividiram em grupos, enfrentando cenários típicos das unidades de saúde, com o objetivo de aprimorar suas habilidades de resolução de problemas.
Para completar o treinamento, as equipes do Programa Arte Viva delinearam a dinâmica dos atendimentos prestados a vítimas de violência pela Sala Lilás. Os profissionais também foram orientados sobre a abordagem sensível necessária ao lidar com grupos de líderes e diretrizes para identificar diferentes tipos de agressões.
Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…
A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…
A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…
Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Mangaratiba realizará nesta sexta-feira (9) o…
Para comemorar o Dia das Mães, a equipe do professor Evandro Pacheco promove um aulão…
Saiba como podar a camélia corretamente e garantir uma florada intensa e saudável no inverno.…
This website uses cookies.