O título de eleitor serve, basicamente, como fonte de consulta de seção e zona eleitorais; mas é indispensável levar um documento com foto (Fabio Rodrigues Pozzebom/EBC)
Está chegando o dia! No domingo (2), milhões de brasileiros irão as urnas para eleger os novos representantes nos poderes legislativo e executivo, em níveis estadual e federal – mas é possível também que algumas definições fiquem para o segundo turno. E como se trata de um processo que a população vive a cada dois anos, é natural se esquecer de algum procedimento ou ficar indeciso, por exemplo, sobre que documentação apresentar ao mesário. Por isso, o ATUAL entra na última semana antes do dia mais importante para a democracia do país estreando uma série de reportagens no melhor estilo “dúvidas frequentes”. A proposta é prestar serviço e trazer informações que serão úteis no dia do pleito.
Para começar, a primeira dúvida a ser tirada é exatamente sobre que documentação apresentar antes de votar. O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) orienta os eleitores a comparecerem à seção eleitoral com um documento oficial e original com foto. Por exemplo, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira da Categoria Profissional reconhecida por lei, Certificado de Reservista ou Carteira de Trabalho. O órgão alerta que certidão de nascimento ou de casamento, justamente por não terem foto, não são documentos válidos.
Para que não haja dúvidas quanto a zona e seção eleitorais, é aconselhável também que se leve o título de eleitor – ou a versão virtual, um aplicativo chamado e-Título. Entretanto, como o documento indispensável é o que tem foto, o título acaba servindo apenas como um informativo do local de votação mesmo.
CONSULTA VIRTUAL
Para quem perdeu o título ou não lembra onde guardou, é possível consultar zona e seção no site do TRE-RJ (acesse aqui) e fazer o seguinte caminho: clique em “Eleitor e eleições”; depois em “Eleições, plebiscitos e referendos”; em seguida em “Eleições 2022”; e, por fim, em “Locais de votação e atendimento ao eleitor”. O e-Título também pode servir como fonte de pesquisa. Como documento para votar, o aplicativo serve apenas para quem já tem a biometria cadastrada.
A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…
Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
This website uses cookies.