Reunião em Brasília trata da retomada da indústria naval

A deputada estadual Célia Jordão (PL) entregou, nesta segunda-feira (24), ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, o Plano de Retomada da Indústria Naval e o Projeto Reciclagem Naval, documento fruto de iniciativa e ampla discussão junto ao Cluster Tecnológico Naval para a retomada do setor no Rio de Janeiro.

Única mulher presente no encontro, realizado em Brasília com a participação do secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, e de representantes do Cluster Tecnológico Naval, um dos principais articuladores da reunião, além da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa, a deputada levou para Alckmin a íntegra do Projeto de Lei nº. 6513/2022, de sua autoria, que incentiva a reutilização, reciclagem e desmantelamento de embarcações no estado. A proposta será votada esta semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

O vice-presidente, que também está à frente do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, recebeu bem a proposta de análise de critérios para que reparos e manutenção de embarcações da Petrobras e Transpetro sejam realizadas em estaleiros fluminenses e nacionais evitando, o quanto possível, que tais serviços sejam levados para fora do país. Também se comprometeu a realizar estudos na legislação para tornar o ambiente de negócios mais atraente aos investidores e analisar questões relacionadas às embarcações abandonadas na Baía de Guanabara que demandem alguma ação do governo federal.

DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO MAR

Após o encontro, a parlamentar falou de suas expectativas. “Este encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com certeza, trará boas notícias para o setor. Entreguei em mãos o Plano de Retomada da Indústria Naval e o texto do projeto de lei, de minha autoria, que incentiva a destinação adequada de resíduos de ativos marítimos offshore para gerar emprego, renda e tributos para o Rio de Janeiro”, comemorou ela.

Célia Jordão ressaltou ainda a importância da parceria do Cluster Tecnológico Naval com o Poder Legislativo do Rio, concretizada por ocasião da criação da Comissão Especial da Indústria Naval, Offshore, Petróleo e Gás, presidida por ela própria. “É fundamental que haja iniciativas frequentes para estimular o desenvolvimento da economia do mar em nosso estado, através de políticas públicas que estabeleçam ações estratégicas de médio e longo prazo”, acrescentou a parlamentar, que representa a Assembleia Legislativa do Rio na Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar e é autora da Lei 9466/2021, que instituiu a Política Estadual da Economia do Mar.

Diversas autoridades civis e militares participaram do encontro, dentre as quais o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano
Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

26 minutos ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

3 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

4 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

6 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

22 horas ago

Delegacia de Mangaratiba ganha Sala Lilás para acolher vítimas de violência

Em um marco importante para o combate à violência de gênero e proteção infantil, foi…

23 horas ago

This website uses cookies.