Mangaratiba

Quilombo da Ilha da Marambaia celebra o Dia da Consciência Negra

Evento reuniu mais de 700 pessoas e resgatou a tradição nas ruínas da antiga senzala na Praia da Armação

O Quilombo da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, foi palco de uma grande celebração pelo Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20). Com muita cantoria, jongo, rodas de capoeira e samba, além da tradicional feijoada, o evento homenageou a memória de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra e da luta por igualdade racial no Brasil.

Organizada pela Associação da Comunidade de Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), a celebração contou com o apoio da Prefeitura de Mangaratiba e da empresa Vale. Após cinco anos sendo realizada na sede da Arqimar, na Praia Suja, a festa retornou às ruínas da antiga senzala na Praia da Armação, um local carregado de simbolismo para a comunidade quilombola.

Publicidade
Moradores e visitantes celebram o Dia da Consciência Negra com roda de capoeira e manifestações culturais

Público e lideranças prestigiaram a 20ª edição

O presidente da Arqimar, Fábio Marçal, destacou que mais de 700 pessoas, entre moradores e visitantes, participaram da celebração. Segundo ele, a escolha das ruínas da senzala reforçou o resgate histórico e a valorização da cultura local. “Depois de cinco anos, voltamos a festa nas ruínas da antiga senzala, um local de resistência para a nossa comunidade. Esse evento é mais do que uma comemoração; é também um resgate da nossa história e da memória de Zumbi dos Palmares. A Arqimar está comprometida em manter viva essa representatividade tão importante para nós”, afirmou Marçal.

LEIA MAIS: PELO QUINTO ANO, VALE ADERE À CAMPANHA NATAL SEM FOME

O evento também contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Luiz Cláudio Ribeiro (Republicanos), prefeito eleito de Mangaratiba, e o comandante do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), o capitão de Mar e Guerra Jorge Luiz da Silva Coelho, além de outras lideranças regionais.

O presidente da Arqimar, Fábio Marçal, juntamente com membros da diretoria, dá as boas-vindas ao público no Quilombo da Marambaia

Manutenção da tradição e valorização cultural

Marçal agradeceu à comunidade e aos apoiadores que colaboraram para o sucesso da 20ª edição do evento, enfatizando a importância de manter viva as tradições dos antepassados. “Esse tipo de celebração é um momento de união e resistência, essencial para fortalecer os valores culturais e históricos que nos foram deixados por aqueles que lutaram pelos direitos de igualdade racial”, completou.

O Quilombo da Ilha da Marambaia é um exemplo vivo de resistência e preservação cultural, mantendo a memória de Zumbi dos Palmares e dos quilombolas que fizeram história no Brasil.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

12 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

13 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

16 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

16 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

18 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.