Projeto leva oficinas de artes a escolas de Itaguaí

Teatro, circo, música e até cinema. Estas são algumas das linguagens artísticas com as quais alunos de oito escolas da rede municipal de Itaguaí têm se familiarizado. Após dois anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, o projeto Ativação Cultural Itaguaí – que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – voltou a oferecer oficinas gratuitas para a criançada desenvolver conhecimento e habilidades baseados em diferentes atividades culturais.

As oficinas – que já atenderam cerca de 15 mil alunos de escolas municipais em Itaguaí com mais de 550 horas de atividades – têm como público-alvo alunos do Ensino Fundamental. Realizados no contraturno, para evitar conflito com os conteúdos programáticos, os encontros dividem-se em eixos de linguagens artísticas. Ou seja, eixo de música, eixo de teatro… E, claro, cada um tem a sua finalidade.

Publicidade

Por exemplo: na oficina de música, os alunos formam uma banda (fanfarra) para tocar músicas populares e desenvolver a coordenação motora e a percepção musical. Já na de artesanato, crianças e seus responsáveis trabalham em conjunto. A proposta é envolver a família na comunidade escolar, além de capacitar e despertar o interesse dos pequenos pelas técnicas – para quem sabe, futuramente, um talento seja descoberto.

No eixo Ativa Escola, os alunos aprendem elaboração de roteiros e gravações de curta-metragem, montagem de espetáculos teatrais e composições musicais. Já no Turma em Cena, o foco é a prática de técnicas e habilidades circenses.

DOCUMENTÁRIO

Outra importante frente do Ativação Cultural Itaguaí é a produção do documentário “Mazomba: Conhecendo para Preservar”, que visa o resgate da memória sociocultural da comunidade do Mazomba, que fica a oito quilômetros do Centro da cidade.

A ação consiste em dois momentos. O primeiro foi uma série de entrevistas, realizadas no primeiro semestre, com 10 moradores emblemáticos da região; já o segundo se trata do “Questionário da Memória”, realizado na Escola Municipal Alziro Santiago, onde os moradores foram entrevistados.

No questionário, os alunos tiveram acesso a perguntas e gráficos sobre a árvore genealógica e informações em relação à chegada das famílias à localidade, seus costumes e curiosidades. A apresentação do documentário a toda a comunidade de Mazomba está prevista para outubro.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Cemaee de Itaguaí promove inclusão com aulas de cozinha experimental

No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…

19 minutos ago

Mangaratiba faz Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…

1 hora ago

Como limpar pano de prato encardido sem usar água sanitária

Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…

4 horas ago

Imposto de Renda: Fórum em Itaguaí orienta contribuintes para fundos sociais

A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…

4 horas ago

Polícia Militar faz apreensão de armas, munições e drogas em Itaguaí

Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…

19 horas ago

Santa Cruz sedia Semana da Simbiose Industrial

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…

19 horas ago

This website uses cookies.