Projeto Elo certifica as empresas de Itaguaí

CONCLUSÃO

Na tarde desta terça-feira (30) foi realizada, no auditório da empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), a cerimônia de encerramento do Programa de Encadeamento Produtivo Elo, desenvolvido em parceria com o Sebrae com o propósito de capacitar microempresas e empresas de pequeno porte de Itaguaí, de modo que possam aprimorar a qualidade de atendimento, ampliar seus negócios e melhorar o seu potencial competitivo, especialmente em negociações com a própria ICN.

De acordo com a coordenadora de projetos do Sebrae, Juliana Lima,  durante 15 meses foi apresentado um plano de desenvolvimento empresarial e cada empresa recebeu um conjunto de oficinas e consultorias visando melhorar sua produtividade e competitividade. “Durante esses 15 meses essas empresas foram acompanhados por consultores especialistas, trabalhamos com indicadores de desempenho no intuito de implementar a cultura de medição dessas microempresas”, ressaltou Juliana.

Publicidade

Na ocasião, foram apresentados os resultados do programa e entregues os certificados de participação a 16 empresas de Itaguaí.  Em seu discurso de abertura, o diretor de administração da ICN, Carlos Alberto Oliveira, reforçou a importância da relação das grandes empresas com as pequenas empresas região. “Dentro dessa visão social, junto com o Sebrae, a nossa ideia foi a de trazer um convênio para que nós pudéssemos aproximar a ICN dos empreendedores que desejam nos atender”, disse.

Gerente de grandes empreendimentos do Sebrae, Renato Regazzi agradeceu a presença dos empresários e ressaltou a importância da capacitação dos empreendedores. Ele agradeceu ainda a Marcelo Godinho, um dos criadores da Cadeia Produtiva de Itaguaí, na época em que exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do município.

Após os discursos iniciais, foi exibido um vídeo institucional da ICN, e em seguida apresentados os resultados do projeto, dentre os quais se podem destacar: 52 horas de capacitação, 947 horas de consultoria, aumento de 96% do fornecimento de dados e implementação da cultura de medição.

Casos de sucesso elogiados

Durante o encontro, foram apresentados alguns casos de empresas da região que potencializaram seus negócios, como, por exemplo, a Belfer, empresa do ramo de construção civil. Em entrevista ao ATUAL, a representante da empresa, Rosemery Eulino Gonçalves falou da importância da iniciativa. “Participar desse projeto foi um presente. Aprendi a trabalhar com indicadores, mesmo sendo empresária há bastante tempo. Hoje eu consigo enxergar o que está acontecendo na empresa com mais facilidade”, justificou.

Outro caso bem sucedido foi o da Comese, do ramo de equipamentos de proteção individual. “Com a ajuda dos consultores do Sebrae, pudemos acompanhar detalhes, como o índice de êxito nas mercadorias e acompanhar as propostas que vinham para a empresa. Este projeto ajudou a nos preparar para atender as grandes empresas da região”, elogiou Ocimar Machado, representante da empresa.

FOTOS WELLINGTON CAMPOS
O representante da Comese, Ocimar Machado, com seu certificado nas mãos

A parceria entre o Sebrae e a ICN promete render novos projetos, pois no final do evento o diretor de administração da ICN e o gerente de grandes empreendimentos do Sebrae prometeram continuar auxiliando os empresários da região. Eles adiantaram que um novo projeto voltado para tecnologia está no planejamento para o ano de 2019. No final do encontro, foram entregues os certificados de conclusão do Projeto Elo.

VINICIO DA MATTA

Vinicio.damatta@jornalatual.com.br

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Cadim faz ação cívico-social na Escola Levy Miranda, na Ilha da Marambaia

O Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) concluiu, nesta segunda-feira (7), a Ação…

1 hora ago

Prefeitura de Mangaratiba inicia obras de saneamento na praia de Itacuruçá

A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (7) uma importante obra de saneamento na Praia…

2 horas ago

Feira de Cultura de Itaguaí terá atrações em nove locais da cidade

A cidade de Itaguaí se prepara para receber a terceira edição da FcultI – Feira…

4 horas ago

Comitê Guandu anuncia mais de R$ 100 milhões em investimentos na RH II

Na última sexta-feira (4), o Comitê Guandu celebrou 23 anos de atuação com o anúncio…

6 horas ago

Os segredos para cultivar petúnias e garantir flores deslumbrantes

Descubra os segredos para cultivar petúnias e garantir flores deslumbrantes no jardim, vasos ou varandas…

7 horas ago

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

22 horas ago

This website uses cookies.