Crianças da rede municipal de Itaguaí participam de visita educativa à Secretaria de Agricultura, interagindo com animais e aprendendo sobre a vida no campo ( FOTOS ÍTALO DORNELLES/PMI)
A Prefeitura de Itaguaí deu início ao projeto “Educação Agroecológica” de 2025, uma iniciativa que aproxima os estudantes da rede pública municipal de ensino da vida no campo, com foco na sustentabilidade, educação ambiental e práticas agroecológicas.
O projeto, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura e Pesca, busca integrar os alunos ao ecossistema local, promovendo o conhecimento sobre a biodiversidade, o ciclo da água, o solo e a importância das práticas sustentáveis. Os estudantes também aprenderão sobre o plantio, a criação de animais e técnicas de compostagem.
A inauguração de lançamento aconteceu na quarta-feira (26) e contou com a presença de autoridades locais, educadores e cidadãos. Do Poder Executivo Municipal, além do prefeito interino Haroldo Jesus, do secretário Carlos Kifer (Agricultura e Pesca e interino de Meio Ambiente) e da secretária Zélia Corrêa (Educação), compareceram: Juliana Rodrigues Silva (secretária da Mulher) e Micheli Sobral (secretária de Assistência Social).
Do Poder Legislativo, estavam presentes os vereadores Guilherme Kifer, Rachel Secundo, Karine Brandão, Sandro da Hermínio, Paty Bumerangue e José Domingos.
A proposta visa estimular a curiosidade, a criatividade e a responsabilidade socioambiental dos alunos, abrangendo temas como bem-estar animal, alimentação saudável e plantas medicinais. Com foco em crianças e adolescentes, o projeto promoverá o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo.
Os alunos serão divididos em dois grupos de até 35 participantes, com visitas à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, uma pela manhã e outra à tarde. Durante as visitas, a equipe técnica da secretaria orientará os estudantes em atividades práticas como cultivo de hortas, cuidados com os animais e oficinas de artesanato com materiais reciclados.
O projeto envolverá, inicialmente, 11 unidades escolares e 555 alunos no primeiro trimestre de 2025.
A secretária de Educação, Zélia Corrêa, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento de habilidades e valores em um momento em que a interação com a natureza tem diminuído. Já o prefeito interno, Haroldo Jesus, enfatizou que a iniciativa oferece uma oportunidade única para que os jovens se desconectem das telas e se reconectem com o mundo natural, ampliando sua compreensão do que é a vida fora do ambiente urbano.
“Em tempos de avanço das novas tecnologias, o contato direto com a natureza e a educação agroecológica são fundamentais para que os jovens percebam que o mundo vai além das telas e das redes sociais. É uma vivência enriquecedora e essencial para o futuro da nossa sociedade”, afirmou o prefeito.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Comunicação da Prefeitura de Itaguaí.
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…
A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…
This website uses cookies.