Profissionais por trás das imagens contam suas histórias no Podcast Atual

O Podcast Atual da quinta-feira (22) foi mais uma conversa a três, com o jornalista Marcelo Godinho recebendo o fotógrafo Wellington Alves, do Studio Fotográfico Costa Verde; e o cinegrafista David Brites, que falaram sobre suas respectivas atividades e dos horizontes a que chegaram por meio do emprego de máquinas que, manuseadas com talento, são capazes de transformar a simples captura de imagens em verdadeiras obras, conferindo o status de arte a uma atividade que não se sente ameaçada pela profusão de amadores travestidos de profissionais, personagens cada vez mais onipresentes eventos afora com a popularização dos dispositivos móveis que já superam, em muito, o número de habitantes no Brasil.

O Podcast Atual é mais uma plataforma do Jornal Atual, realizada com apoio da META e do International Center for Journalists (ICFJ). Iniciando a conversa, Wellington Alves começou contando a sua inserção no universo da fotografia, paixão que nutre desde a infância. A admiração o fez trocar um emprego numa empresa de Itaguaí pela profissionalização. “Quando os meus ganhos com a fotografia chegarem ao patamar que ganho no emprego, eu passo a viver de fotografia”, contou ele, apontando o ponto nevrálgico da inflexão profissional que marcou o importante momento de uma vida até então de rotina e stress.

Publicidade

ARQUIVO DE CÂMERAS E EXPEDIÇÃO EM MANGARATIBA

Wellington Alves disse que em 2003 sua mudança de rumos representou uma significativa elevação em seus ganhos, que chegaram a se multiplicar por três. Ele diz que além de atuar com as câmeras ele é um apreciador dos aparelhos, tendo um arquivo de 500 câmeras analógicas, que com alguma frequência exibe em exposições e até em eventos escolares, mostrando equipamentos para estudantes de uma faixa etária que vive imersa na lida com dispositivos digitais, que em nada lembram seus antepassados analógicos.

Para Wellington, o aprimoramento profissional é uma característica daqueles que se dedicam com afinco ao aprendizado aliado à busca pela perfeição, numa estratégia que enxerga a fotografia com identidade. “Quando você coloca a câmera no automático a máquina é que capta a imagem. No manual, você elabora a fotografia na cabeça antes de registrá-la”, acentuou ele, falando sobre a preocupação de conferir à fotografia p status de arte, muito além de apenas um trabalho ou do exercício de um hobby que já o levou a uma expedição em Mangaratiba, ao lado do jornalista Renato Reis, editor do Jornal Atual.

Wellington, Marcelo e David, depois da conversa em que o cinegrafista revelou que vai trabalhar nas Olimpíadas Paris 2024 (Cleber Monteiro)

A CONCORRÊNCIA COM OS CURIOSOS

Pela maneira como exerce o seu ofício, Wellington contou que não se sente ameaçado pelos curiosos que se munem de celulares e smartphones para registrar os mais variados eventos, muitas vezes não respeitando o profissional contratado para captar adequadamente as imagens. “Eu já tomei o telefone de uma pessoa em evento e só devolvi no final”, disse ele, justificando que no final das contas a noiva não vai atrás do curioso reclamar por uma eventual má qualidade do serviço; vai atrás do profissional.

Wellington dividiu intervenções com o cinegrafista Brites, falando sobre um aspecto importante de suas atividades, que para serem exercidas exigem a aquisição de equipamentos muito caros. “Eu gosto de trabalhar com material de ponta, que oferece mais recursos para realizar os trabalhos, para garantir o charme das fotos.

PREFERÊNCIA PELOS CASAMENTOS

Wellington falou também sobre o seu trabalho ao lado da colunista Júlia Mendes, na coluna Onde Comer Costa Verde, do Jornal Atual, mas não conseguiu esconder que sua paixão mesmo é por casamento e, especialmente, por noivas, que, muitas vezes auxilia na produção, sugerindo um papel muito além do de um fotógrafo. “Já tive que ajudar a trocar pneu do carro que levava a noiva para um making-off”, disse ele, revelando também situações inusitadas que viveu, como o de noiva que não queria casar e de noivos que foram parar numa UPA depois da cerimônia.  

A íntegra da conversa de Marcelo Godinho com o fotógrafo Wellington Alves e com o cinegrafista David Brites pode ser assistida abaixo:

UMA PERSONAGEM QUE VIVE A HISTÓRIA DE MANGARATIBA

Mirian Bondim é uma historiadora que carrega como missão a tarefa de manter viva a história da cidade em que nasceu e foi criada. Seja em eventos e projetos de que participa, ela é incansável em legar para a gerações atuais os aspectos relevantes que fizeram e fazem a história do município, incluindo seus patrimônios histórico-culturais, numa preocupação que a levou, depois de muitos anos de pesquisa, a escrever o livro “A história de Mangaratiba por seus patrimônios histórico-culturais”, lançado pela Litteris Editora, em 2021. Em sua participação no Podcast Atual da quinta-feira (29) ela certamente terá muito a contar sobre sua vivência no território de Mangaratiba, valendo-se de uma pós-graduação em arqueologia brasileira.

Mirian Bondim em pose numa icônica paisagem da cidade de Paraty, em uma de suas muitas visitas a sítios históricos da região (Arquivo pessoal)
Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

11 minutos ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

1 hora ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

4 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

4 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

20 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

2 dias ago

This website uses cookies.