Leonardo Edde quer os municípios engajados no fortalecimento da indústria audiovisual do estado do Rio (FOTOS DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DO RIO)
O diretor-presidente da RioFilme, Leonardo Edde, participou do 5º Encontro Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro, na segunda-feira (17). O encontro, na Fundação Getúlio Vargas, foi realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). O objetivo foi o de expor o planejamento deste grupo e fomentar um debate sobre as políticas públicas em curso. Durante o evento, Edde ressaltou a iniciativa da RioFilme que lidera a ação de criar uma rede de municípios fluminenses para fortalecer a indústria audiovisual.
Na ocasião, Edde se disse animado com o projeto. Também enalteceu a possibilidade de usar a experiência da RioFilme, que é única no país, para liderar as conversas. “A primeira reunião com 11 municípios foi um sucesso. Convidamos todas as cidades que tenham interesse, para se agruparem a essa rede. Vamos trazer toda a experiência da capital, porque só a RioFilme já tem 33 anos. Durante metade deste tempo foi um motor de distribuição e desenvolvimento do cinema brasileiro, não só do Rio. Uma empresa pública da cidade do Rio, que transformou o cinema brasileiro”, disse Edde.
A ação visa o trabalho em rede através da soma de esforços entre os municípios interessados em desenvolver sua indústria audiovisual, consolidando o estado do Rio como referência para a indústria criativa no Brasil e no Mundo. Ela já conta com a adesão de vários municípios do Rio, e teve a primeira reunião em fevereiro deste ano.
A indústria audiovisual carioca vive um momento a ser celebrado. O sucesso de “Ainda estou aqui”, primeiro filme brasileiro a levar um Oscar, que foi todo filmado na cidade do Rio, e realizado por Walter Salles, um diretor carioca, soma-se aos excelentes resultados divulgados recentemente pela Prefeitura do Rio e pela Agência Nacional do Cinema. Entre 1995 e 2023, a produção fluminense foi responsável, em média, por 71% do público e 70% da renda anual do cinema brasileiro;
Entre 2021 e 2024, os investimentos da Prefeitura do Rio em audiovisual, por meio da Secretaria Municipal de Cultura via RioFilme, superaram R$ 146,5 milhões, viabilizando 442 projetos; em 2023, o investimento municipal gerou cerca de 12 mil postos de trabalho na área técnica e artística; com o Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio de Janeiro, a cidade atraiu R$ 83,7 milhões, em uma proporção de R$ 3,7 atraídos para cada real investido pelo município.
Também em 2023, o Rio consagrou-se como a cidade mais filmada da América Latina e uma das mais filmadas do mundo, superando Paris e Cidade do México em número de diárias de filmagem autorizadas em espaços públicos; e em 2024 os resultados foram melhores ainda, o município foi locação para 8.782 diárias de filmagem, de 505 produções. Desse total, 27 eram produções internacionais, que escolheram o Rio como set de 748 diárias de gravação, um aumento de mais de 100% neste quesito em relação a 2023, segundo a Rio Film Commission, departamento da RioFilme que autoriza e apoia as gravações na cidade.
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*Texto elaborado a partir de realease enviado pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura do Rio
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