Vice-prefeito Chicão da Ilha, o secretário Alex Barbosa, representantes da UFRRJ, Vale e FAPUR e produtor rural, Josimar Pacheco, durante o descerramento da placa (FOTOS JONATHAN ABADE/PMM)
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a empresa Vale, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR), acaba de inaugura nesta quarta-feira (13) a nova sede da Agroindústria de Processamento de Produtos Vegetais de Mangaratiba, localizada no Horto Municipal.
Com um investimento total de R$ 701 mil reais, a construção do novo espaço visa impulsionar a produção agroecológica local e fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar de Mangaratiba. A infraestrutura, com uma área total de 120 m², abriga salas de pasteurização, armazenamento e expedição, cozinha industrial, administração, loja da agroindústria, estoque e recepção, tudo projetado para beneficiar os produtores agrícolas da região.
Além de cultivar alimentos como aipim, caqui, hortaliças, mel e banana, o espaço também oferecerá programas de capacitação em parceria com a UFRRJ, visando formar e aprimorar as habilidades dos agricultores locais. A iniciativa tem como objetivo estimular a geração de trabalho e renda para as famílias envolvidas na agricultura familiar, através da elaboração de novos produtos baseados nas frutas e hortaliças da região.
O secretário de Agricultura e Pesca, Alex Barbosa Brzeski, destacou a importância da inauguração para a produção alimentar em Mangaratiba. “Trabalhamos intensamente por quatro anos no desenvolvimento da sede da Agroindústria de Mangaratiba. Em parceria com os professores da UFRRJ e os profissionais da Vale, planejamos e executamos todo o projeto. A produção, que antes era totalmente artesanal, agora será realizada de forma industrial pelos nossos agricultores locais. O espaço será uma referência em todo o estado. Agradeço ao prefeito Alan Bombeiro por apoiar os agricultores da cidade”, ressaltou o secretário.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito de Mangaratiba, Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, do vereador Wlad da Pesca, do gerente de território da Vale, Vitor Libanio, do reitor da UFRRJ, Roberto de Souza, e da vice-presidente da FAPUR, Clarissa de Oliveira. Também estiveram presentes os secretários municipais, Coronel Escarani (Defesa Civil), Márcio de Souza (Obras e Urbanismo), Fernando Luiz da Matta (Turismo e Cultura), Waldemar Ramos (Comunicação), Edu Jordão (Assistência Social e Direitos Humanos), o subsecretário de Comunicação, Roberto Castilho, e equipes de Defesa Civil, Grupamento de Proteção Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba.
Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…
Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
This website uses cookies.