Equipe técnica durante visita ao Porto de Itaguaí para levantamento de dados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estuf (FOTOS PORTOSRIO)
Dando um passo decisivo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a PortosRio recebeu, nesta semana, uma equipe de especialistas e consultores para a realização de uma visita técnica aos Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo identificar fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), etapa fundamental para a construção do primeiro inventário de emissões da companhia.
Essa ação representa um marco importante na trajetória da PortosRio em direção a uma operação cada vez mais alinhada às melhores práticas internacionais de ESG (ambiental, social e governança). O inventário de emissões de GEE nos portos será uma ferramenta estratégica para mapear impactos ambientais, estabelecer metas claras de redução e impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono.
No Porto do Rio de Janeiro, a visita foi coordenada pela gerente de Responsabilidade Socioambiental da PortosRio, Fernanda Sasaoka, com apoio dos colaboradores Handley de Abreu e Marcos Lins. Já no Porto de Itaguaí, a equipe foi recepcionada por Cíntia Castro, gerente de Fiscalização de Operações, também com a presença de Fernanda Sasaoka.
A consultoria técnica está sendo conduzida pela UNESCO e pela Ecofinance, utilizando metodologias reconhecidas internacionalmente para análise das emissões. As visitas técnicas incluíram o mapeamento de áreas operacionais, movimentação de cargas, tráfego interno e uso de equipamentos, possibilitando uma avaliação detalhada dos principais pontos de emissão de carbono nos dois portos.
De acordo com os consultores, “o inventário de emissões é como uma fotografia: revela as principais fontes de emissão e aponta caminhos claros para o início da descarbonização. A padronização metodológica internacional também assegura a credibilidade e a transparência do processo.”
Para o Diretor-Presidente da PortosRio, Francisco Martins, o projeto simboliza um avanço sem precedentes para o setor portuário brasileiro: “A parceria da PortosRio com a UNESCO está a pleno vapor e é um marco histórico no setor. Vai deixar um legado inédito e estratégico para os portos, com a sustentabilidade incorporada ‘na veia’, por meio de um sistema ESG robusto e abrangente”.
Com essa iniciativa, a PortosRio reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência na gestão portuária, contribuindo para uma infraestrutura logística moderna, responsável e preparada para os desafios climáticos e econômicos do futuro.
*Texto produzido com base em release enviado pela Assessoria de Comunicação da PortosRio.
Na manhã desta sexta-feira (16), uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Estado do…
Na manhã desta sexta-feira (16), o 24º Batalhão da Polícia Militar (Queimados) realizou uma operação…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 22 de maio…
Veja como fazer sua orquídea chuva-de-ouro florir com abundância em casa com três cuidados simples…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP), deu…
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está promovendo a capacitação de guias de turismo ecológico…
This website uses cookies.