Porto Sudeste investe em sistema para tratamento e reaproveitamento de águas

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Porto Sudeste reconhece e reafirma seu compromisso com a preservação desse recurso natural, que é fundamental para todo o Planeta. Por meio de tratamento e reutilização de águas pluviais e de efluentes sanitários, a empresa reduz o consumo de água nova, aquela proveniente de poços subterrâneos, em suas atividades, e diminui ainda mais os riscos de poluição das águas e a pressão hídrica sobre o ecossistema.

“O terminal já foi projetado com sistemas de captação e tratamento de água da chuva. Ano passado, instalamos nossa própria estação de tratamento de esgoto para reduzir ainda mais a necessidade do uso de água dos poços. Além de aumentar o consumo de água de reúso, garantimos o fechamento do ciclo de efluentes dentro do terminal, evitando descarte fora de nossas dependências”, explicou Bernardo Castello, gerente de meio ambiente do Porto Sudeste.

Publicidade

As Estações de Tratamento e Reuso de Águas Pluviais (ETRAP’s) contam com sistemas de drenagem separados, que isolam a água da chuva que flui pelas encostas e morros (água limpa) daquela que flui pelos pátios de estocagem (água com efluente industrial). A instalação da Estação de Tratamento de Esgoto/Efluente Sanitário (ETE), integrada ao sistema de água industrial, aumentou ainda mais a utilização de água de reúso na operação, o que reduziu drasticamente o consumo de água subterrânea, disponibilizando mais recurso para o entorno, ecossistema e comunidade. 

A água industrial – No terminal, a água industrial é fundamental para garantir os controles ambientais. Ela é utilizada, por exemplo, na umectação de vias internas e na aspersão das pilhas de material estocado, contendo a emissão de poeira, e em toda limpeza da área operacional. 

NÚMEROS DO PORTO SUDESTE

Com o programa de reutilização da água industrial, o Porto Sudeste conseguiu, em 2022, reaproveitar 80% da água tratada da chuva e de efluentes sanitários. Isso corresponde a 23 mil m3 de água nova não consumida em um mês. Um volume que pode abastecer até 1.045 famílias de quatro pessoas.

O recorde de reutilização é de 99%, alcançado em setembro de 2021. Nesse início de 2023, a marca já chega aos 95%. Com uma atuação alinhada ao #ODS6 da Agenda 2030 da #ONU, que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, esses números reforçam o cuidado do Porto Sudeste com a preservação do mais importante bem natural do planeta. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

5 horas ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

6 horas ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

8 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

9 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

9 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

1 dia ago

This website uses cookies.