O Porto Sudeste consolida sua posição entre os principais TUPs do Brasil, integrando eficiência logística à dinâmica econômica que chega, diariamente, à vida de milhões de pessoas (FOTO DIVULGAÇÃO)
O Porto Sudeste iniciou 2026 com um dos principais reconhecimentos públicos do setor: alcançou nota 99,79 no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), posicionando-se entre os seis terminais mais sustentáveis do país, em um universo de 380 instalações avaliadas. A pontuação máxima registrada no ranking foi 99,88.
O IDA analisa critérios físico-químicos, biológico-ecológicos, socioculturais e econômico-operacionais, consolidando indicadores que medem desde controle de emissões e gestão de resíduos até relacionamento com comunidades do entorno. A nota coloca o terminal entre os destaques nacionais em gestão ambiental.
O reconhecimento ocorre em um contexto de expansão do setor. Em 2025, o Brasil movimentou 1,4 bilhão de toneladas de cargas, crescimento de 6,1% em relação ao ano anterior, segundo a ANTAQ. No mesmo período, o Porto Sudeste registrou avanço de 23,8% entre os 20 Terminais de Uso Privado (TUPs) com maior volume movimentado no país.
Os números têm reflexo direto na economia e no cotidiano brasileiro. Cerca de 95% do comércio internacional brasileiro passa por portos. É por esses terminais que circulam matérias-primas para a indústria, insumos para a construção civil e cargas que sustentam cadeias produtivas inteiras. A regularidade das operações impacta prazos de exportação, geração de empregos e abastecimento de diferentes setores. “O IDA é um termômetro muito importante porque consolida práticas que já fazem parte da nossa rotina operacional. Monitoramento ambiental, gestão de resíduos, controle de emissões e relacionamento com comunidades são processos incorporados ao dia a dia do Porto Sudeste”, explica o diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, Ulisses Oliveira.
Em um sistema logístico que conecta o Brasil aos principais mercados globais, desempenho operacional e gestão ambiental caminham como métricas estratégicas. Ao combinar crescimento consistente e alta avaliação ambiental, o Porto Sudeste consolida sua posição entre os principais TUPs do Brasil, integrando eficiência logística à dinâmica econômica que chega, diariamente, à vida de milhões de pessoas. “Eficiência portuária significa garantir fluxo contínuo, planejamento integrado e alto desempenho operacional. Nosso crescimento em 2025 reflete investimentos em tecnologia, capacitação de equipes e aprimoramento de processos, que permitem atender a uma demanda crescente com segurança e agilidade”, completa o diretor de Operações do Porto Sudeste, Guilherme Caiado.
Uma das maiores referências na difusão do espírito comunitário em Mangaratiba a na cidade do…
O Detran RJ atualizou as questões do exame teórico de legislação, e passou a adotar…
A Prefeitura de Mangaratiba divulgou nesta quinta-feira (19) o balanço oficial do Carnaval 2026, que…
O fim de semana mantém o ritmo do Carnaval no Rio. A agenda cultural chega…
A UFRRJ divulgou a 1ª Chamada da Lista de Espera do SiSU 2026 e convocou…
Um homem, descrito como pardo e com idade estimada entre 40 e 50 anos, está…
This website uses cookies.