Conhecimento que resulta em novas oportunidades de negócios para a comunidade pesqueira, priorizando sempre o desenvolvimento sustentável da região. Assim pode ser definido o objetivo do Projeto de Incentivo ao Empreendedorismo do Mar, programa do Porto Sudeste realizado em parceria com o Sebrae.
Com a capacitação em modelagem de projetos, empreendedores que atuam em atividades relacionadas ao mar, como pesca, turismo e artesanato, tanto de Itaguaí como de Mangaratiba, tiveram a oportunidade de elaborar, ou aprimorar, seus projetos voltados para o desenvolvimento da economia do mar. Em evento realizado na Casa Porto, na quinta-feira (19/07), os 15 melhores projetos foram apresentados à uma banca formada pela liderança do Porto Sudeste, composta por: Bernardo Castello, gerente de Meio Ambiente, Robson Maia, gerente de Operações e Fabiana Durant, gerente de Operações com Granéis Líquidos.
Nascido e criado em Itaguaí, Robson Maia, a integração com a comunidade tem um significado muito especial. “Eu sinto muito orgulho em participar de ações que promovam o desenvolvimento do município em que moro e trabalho. Vi projetos interessantes, ideias muito boas, que se alinham com o propósito da nossa empresa de preservar a cultura e história locais, assim como apoiar os negócios da região. Estar próximo da minha comunidade é um valor muito importante para mim. E hoje eu vi que várias pessoas, assim como eu, estão engajadas e comprometidas em evoluir juntos, buscando reforçar o que temos de melhor na nossa cidade”, comentou.
A relação dos projetos selecionados é bem variada e contempla pessoas de diversas idades, inclusive crianças e jovens, seja no programa Bombeiro Mirim ou por meio da colônia de férias para moradores da Ilha de Jaguanum, durante o recesso escolar. Turismo, artesanato, coleta e educação ambiental, aulas de informática, inglês e o desenvolvimento de projetos para embarcações solares e sustentáveis são algumas das ideias que surgiram.
Muito feliz e orgulhosa de tudo o que aprendeu durante as oficinas e palestras, a empreendedora local, Patrícia Mattos, proprietária do Espaço Catita, na Ilha de Jaguanum, já faz planos para continuar evoluindo. “O curso foi muito engrandecedor, extremamente esclarecedor. Independente do projeto ser incentivado ou não, vou seguir desenvolvendo minhas ações voltadas para a minha comunidade e, agora, aprimoradas com o conhecimento que adquiri durante esses meses de treinamento,” afirmou.
O Programa de Empreendedorismo do Mar reforça o compromisso do Porto Sudeste em promover cada vez mais ações que integrem o terminal portuário com a comunidade. Por meio desse projeto, o terminal reconhece e valoriza a importância da pesca como uma atividade econômica e social fundamental para toda região da Baía de Sepetiba.
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…
As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
Atletas do projeto "Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão" brilharam no Panamericano de Jiu-Jitsu Inclusivo da…
This website uses cookies.