Porto Sudeste celebra término de operação de nivelamento marinho com reconhecimento a autoridades

Autoridades portuárias e marítimas se reuniram na terça-feira (24), no restaurante Mirante, em Mangaratiba, para o evento que marcou o encerramento do processo de remoção de parte da rocha submersa no canal aquaviário de acesso ao Complexo Portuário de Itaguaí.

O método, inédito no mundo, já recebeu dois prêmios – sendo um deles internacional – e foi realizado pelo Porto Sudeste em parceria com a Umi San Hidrografia e Engenharia. Agora, com o aumento da profundidade, embarcações maiores poderão acessar o canal, o que vai permitir a redução do número de viagens e ampliar a capacidade de escoamento de cargas. O projeto, 100% financiado pelo Porto Sudeste, vai beneficiar todos os terminais da região.

Publicidade

Representantes da Marinha do Brasil, do Inea, Docas do RJ e da Praticagem participaram do evento. Por meio de um vídeo, os presentes puderam acompanhar como foram as etapas para a retirada da rocha, o processo de monitoramento ambiental – feito pela empresa PH Mar -, dentre outros detalhes. Durante a cerimônia, as autoridades receberam um reconhecimento especial por parte do Porto Sudeste, devido às autorizações, certificações e acompanhamentos que viabilizaram o projeto e permitiram que ele saísse do papel.

NAVEGAÇÃO MAIS SEGURA

Ulisses Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Porto Sudeste, comentou: “Esse evento é para agradecer a todos que acreditaram, assim como nós, que conseguiríamos realizar um projeto que visava a segurança da navegação, de maneira sustentável e segura. Essas autoridades nos deram todo suporte para que chegássemos até aqui. Desde 2008, todos os empreendimentos da região buscavam uma alternativa para a remoção dessa rocha. Coube ao Porto Sudeste e à Umi Sam realizar isso. É motivo de muito orgulho para nós, como brasileiros”.

Delegada da Capitania dos Portos em Itacuruçá, a comandante Adriana Pina disse que a conclusão “proporcionará maior segurança para a navegação no canal, já que a profundidade aumentará naquele trecho e permitirá que os navios atuais naveguem com maior folga abaixo da quilha”.

A importância do trabalho conjunto entre as empresas foi destacada por Guilherme Caiado, diretor de Operações do Porto Sudeste. “Nada é feito de um dia para o outro. O tempo teve que passar, os processos tiveram que acontecer para que cada detalhe desse certo. De 2018 a 2020 –  esse foi o tempo que levamos para que esse projeto fosse desenvolvido, de modo conjunto”.

TÉCNICA PIONEIRA

Responsável pela criação do método que utilizou um fio de diamante para o corte submerso, Diego Venturini, sócio-diretor comercial da Umi San, relembrou o início das tratativas com o Porto Sudeste e falou sobre os desafios da operação, dentre elas, a preocupação com o ecossistema. Ele comentou a importância do projeto: “Trata-se de uma técnica pioneira, que pode contribuir muito com a navegação em Itaguaí. Utilizamos um método limpo e seguro ambientalmente. Eliminamos a necessidade de explosivos, que causam ondas de choque e mortandade das espécies. A operação aconteceu a uma profundidade equivalente a um prédio de sete andares”. Venturini ressaltou ainda: “E não é só isso. Tem a ação natural da maré, o tráfego de navios, correntes, neblina. São vários fatores que tornaram o desafio ainda maior. Os testes que fizemos, com condições similares, também foram fundamentais para esse resultado. Só temos a agradecer ao Porto Sudeste pela confiança. Juntos, estamos fazendo do Brasil uma referência no cenário mundial. Não adianta ser competente se alguém não abre a porta para você”, disse ele.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

9 horas ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

10 horas ago

O segredo para ter margaridas florindo durante todo o ano

Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…

11 horas ago

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

1 dia ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

1 dia ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

2 dias ago

This website uses cookies.