Ulisses Oliveira (diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Porto Sudeste), Thiago Dutra (PhMar), Diego Venturini (UmiSam), Comandante Adriana Pina (Delegada da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá), Coronel Walther (Diretor Gestão Pública da CDRJ), Anselmo Federico (Inea), Everton Schmidt (Praticagem), Guilherme Caiado (COO do Porto Sudeste) e Robson Maia (coordenador Inspetoria de Embarque Porto Sudeste) - Divulgação Porto Sudeste
Autoridades portuárias e marítimas se reuniram na terça-feira (24), no restaurante Mirante, em Mangaratiba, para o evento que marcou o encerramento do processo de remoção de parte da rocha submersa no canal aquaviário de acesso ao Complexo Portuário de Itaguaí.
O método, inédito no mundo, já recebeu dois prêmios – sendo um deles internacional – e foi realizado pelo Porto Sudeste em parceria com a Umi San Hidrografia e Engenharia. Agora, com o aumento da profundidade, embarcações maiores poderão acessar o canal, o que vai permitir a redução do número de viagens e ampliar a capacidade de escoamento de cargas. O projeto, 100% financiado pelo Porto Sudeste, vai beneficiar todos os terminais da região.
Representantes da Marinha do Brasil, do Inea, Docas do RJ e da Praticagem participaram do evento. Por meio de um vídeo, os presentes puderam acompanhar como foram as etapas para a retirada da rocha, o processo de monitoramento ambiental – feito pela empresa PH Mar -, dentre outros detalhes. Durante a cerimônia, as autoridades receberam um reconhecimento especial por parte do Porto Sudeste, devido às autorizações, certificações e acompanhamentos que viabilizaram o projeto e permitiram que ele saísse do papel.
NAVEGAÇÃO MAIS SEGURA
Ulisses Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Porto Sudeste, comentou: “Esse evento é para agradecer a todos que acreditaram, assim como nós, que conseguiríamos realizar um projeto que visava a segurança da navegação, de maneira sustentável e segura. Essas autoridades nos deram todo suporte para que chegássemos até aqui. Desde 2008, todos os empreendimentos da região buscavam uma alternativa para a remoção dessa rocha. Coube ao Porto Sudeste e à Umi Sam realizar isso. É motivo de muito orgulho para nós, como brasileiros”.
Delegada da Capitania dos Portos em Itacuruçá, a comandante Adriana Pina disse que a conclusão “proporcionará maior segurança para a navegação no canal, já que a profundidade aumentará naquele trecho e permitirá que os navios atuais naveguem com maior folga abaixo da quilha”.
A importância do trabalho conjunto entre as empresas foi destacada por Guilherme Caiado, diretor de Operações do Porto Sudeste. “Nada é feito de um dia para o outro. O tempo teve que passar, os processos tiveram que acontecer para que cada detalhe desse certo. De 2018 a 2020 – esse foi o tempo que levamos para que esse projeto fosse desenvolvido, de modo conjunto”.
TÉCNICA PIONEIRA
Responsável pela criação do método que utilizou um fio de diamante para o corte submerso, Diego Venturini, sócio-diretor comercial da Umi San, relembrou o início das tratativas com o Porto Sudeste e falou sobre os desafios da operação, dentre elas, a preocupação com o ecossistema. Ele comentou a importância do projeto: “Trata-se de uma técnica pioneira, que pode contribuir muito com a navegação em Itaguaí. Utilizamos um método limpo e seguro ambientalmente. Eliminamos a necessidade de explosivos, que causam ondas de choque e mortandade das espécies. A operação aconteceu a uma profundidade equivalente a um prédio de sete andares”. Venturini ressaltou ainda: “E não é só isso. Tem a ação natural da maré, o tráfego de navios, correntes, neblina. São vários fatores que tornaram o desafio ainda maior. Os testes que fizemos, com condições similares, também foram fundamentais para esse resultado. Só temos a agradecer ao Porto Sudeste pela confiança. Juntos, estamos fazendo do Brasil uma referência no cenário mundial. Não adianta ser competente se alguém não abre a porta para você”, disse ele.
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