A PortosRio instalou as câmeras térmicas em pontos que considera estratégicos, como canais de acesso e berços de atracação (Divulgação)
A PortosRio, responsável pela gestão dos quatro portos públicos do estado, anunciou a conclusão do processo de instalação de câmeras térmicas nos portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro. Segundo a autoridade portuária, os novos equipamentos são “de última geração” e têm o objetivo de fortalecer “significativamente a segurança e a eficiência operacional”.
Ainda de acordo com a PortosRio – que cuida também dos portos de Angra dos Reis e Niterói –, o investimento na nova tecnologia ficou na casa de R$ 1,5 milhão e se deu por meio de um processo licitatório.
Quando fala em segurança e eficiência operacional, a PortosRio se refere ao combate a atividades criminosas e a redução dos riscos de acidentes entre as embarcações.
José Tadeu Diniz, superintendente da Guarda Portuária, destaca que as câmeras térmicas aumentam a probabilidade de sucesso nessas metas: “As imagens capturadas pelas câmeras térmicas são mais nítidas à noite, em ambientes com pouca iluminação e mesmo durante condições de chuva, pois não são afetadas por limitações visuais. Isso auxilia grandemente em nossos esforços para prevenir incidentes e atos ilícitos, possibilitando maior precisão na detecção precoce de atividades suspeitas, resposta rápida a potenciais ameaças e redução de alarmes falsos”.
Já Carlos Cerveira, superintendente de Tecnologia da Informação da PortosRio, detalhou os pontos de instalação do novo equipamento: “As câmeras térmicas foram instaladas em pontos estratégicos, incluindo canais de acesso, áreas de fundeio e berços de atracação”, enumera o representante, reforçando a importância das câmeras: “Essa cobertura abrangente nos permite identificar possíveis condutas indevidas dentro de nossa jurisdição”.
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…
Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…
A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…
Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…
O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…
A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…
This website uses cookies.