Itaguaí

Porto de Itaguaí bate recorde na movimentação de cargas em 2024

Aumento de 8,8% no volume de carga reflete a força e a relevância do Porto de Itaguaí na entrega de minério de ferro e cargas conteinerizadas

O Porto de Itaguaí atingiu um marco histórico em 2024 ao movimentar 60,7 milhões de toneladas, registrando um aumento de 8,8% em relação a 2023. Os dados foram divulgados pela PortosRio, Autoridade Portuária responsável pelos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno. O destaque foi a exportação de minério de ferro, que alcançou 54,1 milhões de toneladas, um crescimento de 6,8% em comparação com 2023. Este aumento consolidou o porto como um dos principais responsáveis ​​pela exportação da commodity no Brasil, respondendo por 13,6% do total exportado por via marítima .

O crescimento não se limita ao minério de ferro. O Porto do Rio de Janeiro, também administrado pela PortosRio, registrou um impressionante aumento de 39,7% na movimentação, atingindo 15,4 milhões de toneladas em 2024. O grande destaque foi a carga conteinerizada, com um aumento de 60,1% , totalizando 11,8 milhões de toneladas e marcando um crescimento histórico de 70% em TEU (unidade equivalente a 20 pés) .

Publicidade

Investimentos e projeções

Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio, comemorou os resultados, destacando a contribuição das equipes e a colaboração com os parceiros logísticos. “Nosso foco em melhorar a infraestrutura e aumentar a entrega de cargas tem sido nossa prioridade. Superamos as projeções em 8,5% e confiamos que esse ritmo de crescimento continuará”, afirmou Martins.

Com esses números, o PortosRio alcançou um total de 76,2 milhões de toneladas movimentadas em 2024 , representando um crescimento de 13,9% em relação ao ano anterior, e consolidando um recorde histórico para a Autoridade Portuária desde o início da série histórica, em 2010. Este desempenho reflete a recuperação pós-pandemia e a importância estratégica do complexo portuário do PortosRio para o Brasil.

Panorama setorial

Com esses resultados expressivos, o PortosRio agora responde por 16,1% da operação de portos públicos organizados no Brasil e 5,8% de toda a entrega portuária nacional, incluindo tanto os portos públicos quanto os Terminais de Uso Privado (TUPs) .

Para acessar as informações referentes ao desempenho dos portos até dezembro de 2024, basta clicar neste link: https://www.portosrio.gov.br/pt-br/negocios/estatistica


*Texto produzindo com informações da PortosRio.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Recent Posts

Como limpar pano de prato encardido sem usar água sanitária

Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…

2 horas ago

Imposto de Renda: Fórum em Itaguaí orienta contribuintes para fundos sociais

A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…

2 horas ago

Polícia Militar faz apreensão de armas, munições e drogas em Itaguaí

Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…

17 horas ago

Santa Cruz sedia Semana da Simbiose Industrial

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…

17 horas ago

Itaguaí abre vagas temporárias na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…

22 horas ago

Mangaratiba promove Dia da Beleza para as mães nesta sexta-feira (9)

Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Mangaratiba realizará nesta sexta-feira (9) o…

22 horas ago

This website uses cookies.