Pescadores e agricultores de Mangaratiba recebem novas identidades

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba realizou na terça-feira (4), a entrega das carteiras municipais dos pescadores e produtores rurais e levou entidades parceiras para esclarecimentos em várias áreas, como crédito e técnicas. A entrega foi no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro. O secretário da pasta Roberto Oliveira, a superintendente de Gabinete, Brena Costa Maia e o vereador Wlad da Pesca participaram da entrega dos documentos.

A iniciativa é resultado do recadastramento iniciado em abril para atualização e também da Migração do Cadastro Específico do INSS (Cei) para o Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF). Assim, com o levantamento foi possível identificar mais de 400 pescadores e mais de 100 agricultores. Os participantes puderam tirar dúvidas em diversas áreas com a presença de representantes da Emater, Fiperj, Banco do Brasil e Inea.

Publicidade

 “Essas carteiras foram criadas para que pudéssemos conhecer nosso público. O município não tinha nenhuma base de dados sobre essas categorias. A partir daí podemos criar políticas públicas voltadas a eles. Sem esse levantamento fica difícil sabermos o que produzem e a  quantidade, por exemplo. A partir daí vamos poder atender em cima da necessidade de cada um, cada local, além deles estarem regularizados e identificados”, destacou o secretário da pasta, Roberto Oliveira.

Pescador desde criança e décadas dedicadas há Ilha de Jaguanum, Alexsandro de Oliveira, retirou sua nova identidade. “Do jeito que nossa baía está fica cada vez mais difícil a pesca, está escassa. Temos que ter essas garantias. Tenho quase todos os documentos possíveis. Com esse novo governo avançou muito para as classes da pesca e da agricultura”, falou o pescador.

De acordo com a secretaria, quem perdeu o prazo de regularização pode procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca com as cópias dos documentos do RG, CPF, Comprovante de Residência, título de eleitor, 2 fotos 3X4, e as NIT e CAEPF ou Cei.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Polícia Militar remove barricadas em comunidades de Itaguaí

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (14), uma operação…

9 horas ago

O Evangelho e a política como temas

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (13) foi Evandro Lourenço, popularmente conhecido como O…

11 horas ago

UFRRJ abre seleção para professor substituto no campus Seropédica

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está com inscrições abertas para cinco…

11 horas ago

Mangaratiba inicia programa para fortalecer educação básica

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Programa…

14 horas ago

Operação Virada Ambiental remove construções irregulares em Itacuruçá

Em mais uma etapa da Operação Virada Ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba intensificou o combate…

15 horas ago

4 cortes desfiados que dão leveza aos fios grossos e pesados

Veja 4 cortes desfiados perfeitos para quem tem cabelo grosso e quer mais leveza e…

20 horas ago

This website uses cookies.