Orquestra Commil é campeã nacional de bandas

Sob a batuta do maestro Allan Oliveira, a Orquestra de Metais e Percussão da Commil, projeto de música da Organização Não Governamental Aprisco, conquistou no último dia (4), um título inédito para Itaguaí: campeã Nacional de Bandas e Fanfarras, na categoria Banda Marcial Juvenil, para alunos até 21 anos. A Commil também faturou outros três prêmios individuais: primeiro lugar no quesito Corpo Coreográfico, segundo lugar no Regente Mor e o terceiro lugar no Pavilhão Nobre.

As conquistas da Commil no campeonato organizado pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), foram após disputas acirradas. A competição contou com 36 bandas de todo o Brasil divididas em dois dias de evento, realizado do Ginásio do Colégio Salesiano Santa Rosa em Niterói. “A Commil disputou o título com outras duas bandas, uma do estado do Rio de Janeiro e outra do Rio Grande do Sul, na oportunidade nossos alunos puderam intercambiar a prática artística com músicos, coreógrafos e ginastas de todo o Brasil”, disse o maestro Allan Oliveira, ressaltando que a conquista nacional não foi fácil. “Graças a Deus contamos com a energia de cada aluno, com a força dos voluntários da Aprisco e com o apoio de pais, mães, avós e de pessoas e empresas que sem pedir nada em troca, foram fundamentais para esta conquista. Apesar da categoria permitir artistas de até 21 anos, a média de idade na Commil é de 13 anos. O aluno mais novo tem oito anos”, completou.

Publicidade
A Commil faturou ainda o 1º lugar no Corpo Coreográfico, 2º lugar Regente Mor e 3º lugar Pavilhão Nobre (FOTO DIVULGAÇÃO/COMMIL)

Ao Atual, o maestro Allan contou que um dos pontos altos da competição foi a apresentação de uma música de sua autoria chamada “A Busca”, que é um poema sinfônico composto no ano de 2020, no auge da pandemia de covid-19. “E seus temas instrumentais retratam as fazes que vivemos desde os primeiros casos até o início da vacinação”, concluiu o maestro.

Além do título nacional, a Commil é a atual Campeã Estadual de Bandas na categoria Banda Marcial Juvenil, tem como regentes o maestro Allan Oliveira e a maestrina Grazielle Vitória junto com a coreógrafa Juliana Martins.

SEIS ANOS DE CONQUISTAS

A Commil é mantida pela Associação Aprisco e tem como presidente Washington Tadeu da Silva. Fundada em novembro de 2016 por meio de mobilização da comunidade do Morro do Sase, em Itaguaí, seu nome é em homenagem ao Maestro Ilson de Lima Saturnino, figura importantíssima na formação das bandas de música de Itaguaí e região. Já o projeto Aprisco conta com o apoio do Porto Sudeste do Brasil em parceria com a Gerando Falcões.

Em 2018 foi classificada em 23º lugar no Prêmio Arte e Educação da Funarte. Em 2019 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Diploma Heloneida Studart, reconhecendo ao trabalho realizado com a música brasileira. Também em 2019 recebeu da Assembleia Legislativa do Distrito Federal uma moção de congratulações por ser finalista no Prêmio Profissionais da Música. A Orquestra da Commil conta com 55 integrantes entre corpo musical e corpo coreográfico e é bicampeã estadual de bandas. Também faz parte da Commil, a diretora do projeto Aprisco, Érica Pereira.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

4 cuidados essenciais para florescer a cabeleira-de-velho

A cabeleira-de-velho, conhecida cientificamente como Tillandsia usneoides, é uma planta exótica e ornamental que chama…

9 horas ago

Uma conversa sobre o legado de Aparecida Azedo

A convidada do Podcast Atual da terça-feira (8) foi Raquel Azedo. Graduada em Belas Artes…

12 horas ago

Seminário de Petróleo destaca protagonismo energético do RJ

Referência na produção de petróleo e gás natural no Brasil, o Rio de Janeiro sediou,…

13 horas ago

Itaguaienses se destacam no programa de inovação no Porto Sudeste

Em um movimento que destaca a importância da inovação no ambiente corporativo, o Porto Sudeste,…

14 horas ago

Como tirar manchas de café usando sal e água quente em roupas

Aprenda como tirar manchas de café da roupa usando sal e água quente de forma…

2 dias ago

Defesa Civil visita famílias afetadas pelas chuvas no Pomar da Casa Branca

Equipes da Secretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos…

2 dias ago

This website uses cookies.