Operação Verão 2019 reduz em cerca de 80% o número de afogamentos

Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ajudou a reduzir em cerca de 80% o número de afogamentos na orla fluminense. Desde o início da ação, em dezembro, mais de 3,1 mil banhistas foram salvos pelos guarda-vidas. No mesmo período da última operação, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram realizados mais de 16 mil salvamentos.

Até o fim de março, 1,3 mil guarda-vidas reforçam a segurança. A ação conta com o apoio de motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos e helicópteros.  reDrones também são usados para monitoramento e auxílio ao socorro às vítimas.

Publicidade

De acordo com o comandante das atividades de salvamentos marítimos do CBMERJ, tenente-coronel Glauco Lorite, a redução de casos de afogamentos é resultado do trabalho de conscientização realizado pela corporação. O Corpo de Bombeiros também está investindo em novas formas de prevenção para evitar acidentes, com a aquisição de mais placas e bandeiras de sinalização.

 “Abordamos os banhistas em locais de risco e explicamos sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar. Em alguns locais, como Cabo Frio, Barra da Tijuca e Copacabana, foram distribuídos materiais informativos. Temos notado que a população está cada vez mais consciente e procura respeitar a sinalização”, explicou o tenente-coronel.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Como salvar um lírio-da-paz murcho com 1 ajuste simples no vaso

Lírio-da-paz murcho? Um simples ajuste no vaso pode reverter o problema em poucos dias. Veja…

1 dia ago

Porto Sudeste reduz em quase 80% as emissões de gases de efeito estufa

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Porto…

1 dia ago

Câmara Municipal de Itaguaí recebe a 2ª Conferência das Cidades

A Câmara Municipal de Itaguaí sediou, na quarta (4), a 2ª Conferência Municipal das Cidades,…

1 dia ago

Alunos de Itaguaí recebem kits escolares doados pela Receita Federal

Na manhã de quinta-feira (5), o Colégio Municipal Senador Teotônio Vilella, em Itaguaí, foi palco…

2 dias ago

Itaguaí promove escutas públicas para definir políticas culturais

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste sábado (7),…

2 dias ago

Parceria entre Marinha, UFRRJ e Receita Federal leva inclusão digital à Ilha da Marambaia

Em uma importante iniciativa de inclusão digital e responsabilidade social, a Marinha do Brasil, a…

2 dias ago

This website uses cookies.