Nuclep participa de fórum mundial e estreita relações com estatal russa para assuntos nucleares

Representada pelo seu presidente Carlos Henrique Silva Seixas, a Nuclep, empresa criada para atender o Programa Nuclear Brasileiro e única Indústria nacional capacitada à construção e manutenção dos equipamentos nucleares mais estratégicos do Brasil, compôs a Delegação Brasileira que participou da ATOMEXPO 2002, na Rússia.

O Fórum Internacional ATOMEXPO, o principal da indústria nuclear mundial, é um evento anual promovido em parceria com a Rosatom, a Companhia Estatal de Energia Nuclear russa, com sede em Moscou.

Publicidade

Trata-se da maior exposição e plataforma de negócios para discutir o estado atual da indústria nuclear e definir tendências futuras.

É uma grande oportunidade para networking, contatos e assinatura de convênios e contratos de parceria, pois participam executivos das principais empresas que trabalham na indústria nuclear global, agências governamentais, organizações internacionais e não comerciais e especialistas de renome.

 A delegação brasileira foi liderada pelo presidente da ENBPar, Ney Zanella dos Santos. Tamb, e composta ainda pelo do Diretor da INB, Rogério Mendes Carvalho. O Fórum aconteceu no Parque de Ciência e Arte de Sirius, primeiro território federal da Rússia localizado na costa do Mar Negro. Os Conselheiros anfitriões foram o VP da Rosatom da América do Sul, Ruan Nunes e o Assessor Estratégico, Sergei Krivolapov.

CONVITE DA ROSATOM

A participação da delegação brasileira se deu no seguinte contexto: foi um convite da Rosatom, após a assinatura de um memorando com a ENBPar que busca cooperação para estimular energia nuclear segura no Brasil e na Rússia. O documento foi assinado em setembro, durante a 66ª Conferência Geral da IAEA, em Viena, Áustria.

Para o presidente CA (RM1) Seixas, o evento é uma oportunidade ímpar para que a NuclepP possa se aproximar ainda mais da Rosatom: “Tenho a perspectiva de fomentar uma parceria em que a Rosatom utilize a nossa Nuclep como uma fábrica de componentes pesados para a América Latina. A Rosatom, por exemplo, tem a tecnologia para os Small Reactors (SMRs). A minha proposta será no sentido de que possamos fabricar os SMRs em nossa caldeiraria, baseados nos projetos desenvolvidos pela Rosatom”, afirmou.

Nesta quarta-feira (23), a delegação deixará Sirius e seguirá para Moscou onde visitará as instalações e fará reuniões na sede da Rosatom.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Polícia Militar remove barricadas em comunidades de Itaguaí

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (14), uma operação…

11 horas ago

O Evangelho e a política como temas

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (13) foi Evandro Lourenço, popularmente conhecido como O…

12 horas ago

UFRRJ abre seleção para professor substituto no campus Seropédica

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está com inscrições abertas para cinco…

13 horas ago

Mangaratiba inicia programa para fortalecer educação básica

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Programa…

15 horas ago

Operação Virada Ambiental remove construções irregulares em Itacuruçá

Em mais uma etapa da Operação Virada Ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba intensificou o combate…

16 horas ago

4 cortes desfiados que dão leveza aos fios grossos e pesados

Veja 4 cortes desfiados perfeitos para quem tem cabelo grosso e quer mais leveza e…

22 horas ago