Nuclep e comitiva de empresas nucleares estudam projeto para beneficiar agricultura local

A Nuclep recebeu na segunda-feira (18), a visita de uma comitiva formada pelo Coordenador de Energia Nuclear da Seenemar/RJ, João Leal; dos representantes do Sebrae, o Superintendente Antônio Alvarenga e o Gerente de Agricultura, Marcos Vasconcellos;  da Itaguaí Construções Navais (ICN), o Assessor de Relações Institucionais, Renê de Jesus, e o Gerente de SMS e Meio Ambiente, Ricardo Rangel; e da empresa Organosolo, Francisco Dantas, para tratativas sobre o fortalecimento institucional do setor nuclear.

Recepcionados pelo presidente – Carlos Henrique Silva Seixas; seus Diretores Comercial – Nicola Mirto Neto; e Administrativo – Oscar Moreira da Silva Filho; além do Assessor da presidência – Adeilson Ribeiro; da técnica da Gerência do Meio Ambiente – Cintia Roberta Sevilha e pela nutricionista Marietta Cabral, os visitantes apresentaram e propuseram à Nuclep novas possibilidades de ações de sustentabilidade e de impacto socioambiental, ao passo que conheceram o trabalho já realizado na empresa.

Publicidade

Na sequência, a comitiva seguiu para a sede da Associação dos Agricultores Familiares, no bairro Mazombinha, no entorno de Itaguaí, onde entendeu as demandas da comunidade local.

Novas perspectivas

No retorno à Nuclep, o presidente Seixas descreveu essa visita como sendo “o pontapé inicial para buscar novas perspectivas para o Setor Nuclear”. O Coordenador de Energia Nuclear do Seenemar/RJ, João Leal, também complementou falando sobre a importância do Programa de Cooperação Nuclear para o desenvolvimento econômico do estado. “Nós buscamos atrelar a matriz nuclear a uma ação concreta de sustentabilidade e a economia circular. Hoje foi só o começo de um grande programa que desejamos instituir na base da Nuclep, agregando, inclusive, atores importantes, como a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben)”, concluiu.

A energia nuclear, quando usada para fins pacíficos, possui um vasto campo de contribuição positiva para a humanidade. Além de sua utilização como fonte de energia em geral e também na medicina e na engenharia, entre outros, tem sido bastante empregada na agricultura, especialmente por provocar o aumento da variabilidade genética nas plantas e, portanto, tornar mais efetiva a busca por melhor produtividade, qualidade e adaptabilidade ao meio ambiente.

A radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nos produtos agrícolas.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

PetMóvel inicia castração gratuita de cães e gatos em Muriqui

O serviço de castração gratuita do PetMóvel já está em funcionamento no distrito de Muriqui,…

9 horas ago

Mangaratiba inicia licenciamento de pescadores em Muriqui

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba deu início nesta semana ao processo de…

10 horas ago

Balcão de Empregos faz atendimento na praça de Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba realiza, nesta terça-feira (8), uma edição especial do Balcão de Empregos,…

14 horas ago

Vinagre e bicarbonato: solução para manchas difíceis

Manchas difíceis são um verdadeiro desafio em qualquer casa. Seja na roupa, no sofá, nas…

16 horas ago

Cadim faz ação cívico-social na Escola Levy Miranda, na Ilha da Marambaia

O Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) concluiu, nesta segunda-feira (7), a Ação…

1 dia ago

Prefeitura de Mangaratiba inicia obras de saneamento na praia de Itacuruçá

A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (7) uma importante obra de saneamento na Praia…

1 dia ago

This website uses cookies.