Categories: Geral

NA CONTRAMÃO DA CRISE: MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Ser dono do próprio negócio é o sonho de grande parte da população brasileira. Nos últimos anos, as variações na economia atingiram o mercado de trabalho e muitos trabalhadores se tornaram patrões de si mesmo.

O cenário econômico tem sido, e ainda será altamente impactado, especialmente agora com isolamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus. No entanto, na contramão dessa crise, alguns setores da economia crescem, acelerando tendências como a adoção do home office e dos pedidos de delivery.

Publicidade

A estatística revela o crescimento de Microempreendedores Individuais (MEI) no País. No ano de 2013 o Brasil contava com mais de 3 milhões de MEI, neste ano de 2020 ultrapassou a marca de 10 milhões, segundo o Portal do Empreendedor.

Criado pela Lei Complementar n. 128/2008 e incluído na Lei Complementar n. 123/2006, o MEI é um modelo empresarial que garante ao empresário que não pretende ter sócios acesso à formalização, legalização, emissão de notas fiscais, acesso a linhas de crédito mais baratas, menor tributação, participação em licitações, adquirir uma CNPJ e agregar mais credibilidade ao negócio, segurança jurídica, segurança no controle fiscal da empresa e acesso a benefícios previdenciários, tais como, salário maternidade, auxilio doença, aposentadoria por invalidez ou idade.

No entanto, a sua legislação de regência, fixa um teto de faturamento anual do seu empreendimento, atualmente em R$ 81.000,00, correspondendo a R$ 6.750,00 mensais.

O MEI poderá exercer as atividades enquadradas no CNPJ MEI, cuja lista pode ser obtida no Portal do Empreendedor. Quanto a empregados, o MEI poderá contratar um funcionário. Para isso, deverá arcar com as despesas de contratação e demais encargos trabalhistas.

Quanto ao sistema de recolhimento tributário, terá o SIMEI, por meio do qual deverá recolher, mensalmente, a DAS-MEI e entregar, anualmente, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI).

Em função dos impactos da pandemia da Covid-19, o prazo para o pagamento e entrega da DAS-MEI e DASN – SIMEI foram prorrogados, fique atento, assim evitará a cobrança de multa e perda de benefícios.

Na dúvida, é assegurado ao MEI procurar um escritório contábil optante do Simples Nacional e obter, gratuitamente, a primeira emissão do DAS-MEI e DASN –SIMEI. Todas essas informações podem ser obtidas no Portal do Empreendedor.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

11 horas ago

Vitória em família nos Estados Unidos

O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Brasileiro (Pan IBJJF) é o maior torneio de jiu-jitsu brasileiro…

13 horas ago

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

13 horas ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

14 horas ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

17 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

17 horas ago

This website uses cookies.