Anabal pode ter seu projeto político prejudicado por uma Airc impetrada pela coligação “O progresso não pode parar” (FOTO REPRODUÇÃO INTERNET)
Antes mesmo de ser travada nas urnas a disputa eleitoral em Seropédica tem um novo capítulo no caminho da judicialização, depois que o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer pelo indeferimento da candidatura do ex-prefeito Anabal Barbosa de Souza, que tenta um novo mandato como representante do União Brasil. O promotor eleitoral Bruno Corrêa Gangoni acatou parcialmente os argumentos da Ação de Impugnação do Registro de Candidatura (Airc) proposta pela coligação “O progresso não pode parar”, que reúne PP, MDB, PL, PRD, Mobiliza, Avante, PMB, PSB, PSD e Solidariedade, partidos que estão unidos em favor do prefeito Lucas Dutra dos Santos, o Professor Lucas.
Em seu despacho, o promotor eleitoral justifica que o candidato Anabal está incurso na condição de inelegibilidade em razão de ter sido condenado pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nos autos do processo nº 000277544.2003.8.19.0077 por ato doloso de improbidade administrativa, que resultou em dano ao município de Seropédica e enriquecimento ilícito de uma empresa. Na Airc, a coligação “O progresso não pode parar” alegou que Anabal teria duas pendências que gerariam inelegibilidades, mas o MPE rejeitou uma delas, a que tratava da rejeição das contas de governo quando ele era prefeito, em 2019. Na ocasião, o Tribunal de Contas do Estado deu parecer favorável mas a Câmara de Seropédica rejeitou as contas por causa do déficit previdenciário. “Observa-se que não houve, na rejeição das contas (ou, se houve, o impugnante não demonstrou), a imputação de débito ao ora impugnado. Nesse cenário, a rejeição das contas do impugnado pela Câmara de Vereadores de Seropédica não tem o condão de gerar a sua inelegibilidade”, concluiu o promotor. O parecer do MPE foi encaminhado ao juiz da 225ª Zona Eleitoral, a quem cabe o deferimento ou não da candidatura.
O Atual procurou contato com Anabal Barbosa de Souza através de um de seus filhos, já que a campanha do União Brasil não indicou um profissional para estreitar relações entre sua assessoria e os veículos de imprensa. A mensagem enviada pelo Whatsapp, no entanto, não gerou retorno até a mais recente atualização dessa matéria. O jornal reitera que o espaço está disponível quando o candidato quiser se pronunciar sobre aspectos ligados a sua campanha.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…
As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
This website uses cookies.