DESTAQUE

Ministério Público e União Brasil pedem impugnação da candidatura de Rubão

Promotor eleitoral de Itaguaí e coligação de Donizete entendem que Rubão não pode concorrer; campanha do prefeito não responde ao Atual

O promotor eleitoral de Itaguaí, Jorge Luis Furquim Werneck Abdelhay, protocolou na última segunda-feira (19) uma Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura de Rubem Vieira (Rubão), candidato à reeleição em Itaguaí pela coligação “Por uma Itaguaí Melhor” (Podemos, Republicanos, PDT, PP e PSD). A candidatura de Donizete Jesus, da coligação “União por Itaguaí” (União/Solidariedade/Federação PSDB-Cidadania/PMB/Agir), por intermédio dos partidos Solidariedade e União Brasil, também protocolou o mesmo pedido junto ao Juízo da 105ª Zona Eleitoral.

O documento em que o Ministério Público Eleitoral solicita a impugnação de Rubem Vieira pode ser visto no seguinte link:

Publicidade

https://consultaunificadapje.tse.jus.br/consulta-publica-unificada/documento?extensaoArquivo=application/pdf&path=pje1g/rj/2024/8/19/19/59/19/48ffe0d04b5350b736818e98121388771957889f56d4996c74c94143c1cd5902

Não há um prazo estabelecido para o julgamento destas ações, mas o calendário eleitoral estipula o dia 16 de setembro deste ano como a data-limite para homologação das candidaturas em geral.

Contexto

Rubem Vieira foi eleito vereador em 2016, e posteriormente ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal até o ano de 2020, ano em que se abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito que cassou os mandatos do prefeito na ocasião (Carlo Busatto Junior, o Charlinho) e o vice-prefeito (Abeilard Goulart, o Abelardinho).

Reprodução da inicial da Ação Judicial que solicita a impugnação da candidatura de Rubão pelo Ministério Público Eleitoral de Itaguaí (reprodução site do Tribunal Superior Eleitoral, acessado em 21 de agosto de 2024)

Por este motivo, Rubão assumiu o cargo de prefeito em julho de 2020. Em outubro, com as eleições, ele se elegeu e continuou no cargo. Seu mandato termina em dezembro deste ano.

A promotoria eleitoral de Itaguaí e o partido Solidariedade entendem que, de acordo com a legislação, Rubão não poderia concorrer às eleições.

Em contrapartida, o atual prefeito se diz perseguido pela oposição, e em diversas ocasiões afirmou categoricamente, em público, que sua candidatura não apresenta qualquer impedimento legal.

Art. 14 da Constituição

O promotor Abdelhay escreveu: “É fato público e notório, evidenciado também pela cópia de diários oficiais que anexamos, que o impugnado, Dr. Rubem Vieira de Souza, é o atual prefeito deste município de Itaguaí e já era prefeito municipal no período anterior, eis que assumiu o cargo em meados de 2020 e foi reeleito para aquele mesmo posto eletivo nas eleições daquele ano, 2020”.

Ele continua: “(…) a inelegibilidade para um terceiro mandato no Poder Executivo incide mesmo nos casos em que o candidato tenha ocupado apenas uma fração do período do mandato”. E cita a Constituição Federal (art. 14, parágrafo 5º) para fundamentar o pedido de impugnação da candidatura de Rubem Vieira:

“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante:

§ 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)”.

O mesmo artigo da Constituição Federal motivou o pedido da campanha de Donizete para que se impugne a candidatura de Rubão, protocolado também no dia 19 de agosto.

Vídeo com desafio

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Rubem Vieira está em um evento de campanha e comenta sobre o pedido de impugnação da campanha de Donizete. Rubão diz: “(…) a coligação do Donizete fez um pedido para me impedir de ser candidato. Tá com medo de me encarar na urna. Se fosse homem, vinha para disputar no voto e na proposta de trabalho que nós temos, só que não tem [proposta]. E só por não ter, o único discurso que eles falam é que eu não sou candidato”.

Sem resposta

O Atual tentou entrar em contato com o responsável pela comunicação da campanha de Rubem Vieira diversas vezes, mas até o momento não obteve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

View Comments

  • É um grande desrespeito à democracia, ao processo eleitoral e à Constituição Federal esse senhor insistir numa candidatura inviável. Lamentável o que está acontecendo. Espero que a Justiça seja célere e, inclusive, impeça desde já qualquer acesso do candidato aos recursos do financiamento público.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

14 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

15 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

18 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

18 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

20 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

2 dias ago

This website uses cookies.