DIA HISTÓRICO EM ITAGUAÍ
Itaguaí vive hoje um dia histórico em relação ao desenvolvimento de seu conhecimento científico, notadamente no domínio da tecnologia de produção de submarinos a propulsão nuclear; e, ainda, ao fortalecimento da soberania nacional em seu extenso mar territorial, a chamada “Amazônia Azul”, mar sob jurisdição brasileira, com infindável fonte de recursos, incalculáveis bens naturais e rica biodiversidade. O avanço a ser comemorado responde pelo nome de Submarino Riachuelo, o primeiro de uma série de quatro embarcações que estão sendo construídas no complexo naval da cidade, e que antecedem a construção do primeiro submarino movido a propulsão nuclear.
O lançamento do Submarino Riachuelo está marcado para às 10h., e vai trazer a Itaguaí autoridades como o presidente da República, Michel Temer; o presidente eleito, Jair Bolsonaro; ministros de estado, os comandantes da Marinha, Exército e da Aeronáutica, bem como altos dirigentes das empresas Itaguaí Construções Navais e Norberto Odebrecht, parceiras da Marinha do Brasil no desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), ambicioso projeto, fruto de um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França, que vai viabilizar a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
O desenvolvimento do Prosub colocou a cidade de Itaguaí em posição de destaque no mapa do desenvolvimento tecnológico militar e industrial do país, uma vez que sua consecução exigiu e vem exigindo uma série de investimentos na construção do gigantesco complexo na Ilha da Madeira, em área vizinha a da Nuclep, para abrigar os diversos setores em que um exército de operários e técnicos civis e militares se dividem nas tarefas que envolvem o andamento do projeto. O empreendimento é dividido entre as áreas norte e sul, que estão interligadas por um túnel. A área norte fica a 3,5 quilômetros de distância da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, onde ficam terminal rodoviário, escritórios da área administrativa, um o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica e os controles de acesso ao complexo.
Na área sul foi erguido um conjunto de estaleiros destinado à montagem, lançamento, operação e manutenção dos submarinos. São quatro grandes áreas, com um estaleiro de construção e outro de manutenção, a base naval e o complexo radiológico. O conjunto tem ainda dois píeres de 140 metros de extensão e duas docas com 140 metros, além de oficinas e áreas administrativas, 13 cais e um elevador de navios com capacidade para suportar oito mil toneladas.
Com o lançamento do Submarino Riachuelo o Brasil inaugura definitivamente seu ingresso num seleto grupo de países que detém o domínio da tecnologia de produção de submarinos, notadamente aquele movido a propulsão nuclear. O país caminha nessa direção num momento especial, em que aguarda resposta da Organização das Nações Unidas ao seu pleito de ampliar a extensão de seu mar territorial em cerca de um milhão de quilômetros quadrados. Outra razão especial para os interesses nacionais é o fato de que transporte marítimo é responsável por levar mais de 90% dos produtos brasileiros para o exterior, o que torna o cenário marítimo uma verdadeira mola propulsora para a economia brasileira.
Atualmente, a chamada Amazônia Azul já se estende por 3,5 milhões de quilômetros quadrados, área que abriga fontes de riquezas minerais, energia e alimentos. Nessa área marítima os brasileiros desenvolvem atividades pesqueiras, o comércio exterior e a exploração de recursos biológicos e minerais. Ela também desempenha o papel de caminho de 95% das exportações e importações verdes e amarelas, além de ser depósito de cerca de 90% do petróleo nacional. Com toda essa importância, a região se tonou alvo da atenção da Marinha do Brasil, que enxerga na expansão da força naval e no desenvolvimento da indústria da defesa uma estratégia fundamental para proteger esse patrimônio natural e garantir a soberania brasileira no mar. Para a Marinha, o Prosub é considerado parte essencial dessa preocupação.
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