DESTAQUE

Marinha faz monitoramento radiológico durante visita do USS Hampton em Itaguaí

A visita do submarino dos EUA ocorreu após o exercício multinacional “Unitas LXV”, que contou com a participação do Brasil no mar do Chile

Durante a passagem do submarino nuclear USS Hampton pela Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí, a Marinha do Brasil realizou um extenso monitoramento radiológico. Este procedimento incluiu análises diárias durante a permanência da embarcação, além da coleta de amostras de água e sedimentos do leito marinho. Técnicos do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) avaliaram os resultados para detectar qualquer fraude de vazamento de material radioativo.

O USS Hampton visitou o Brasil após participar do exercício multinacional “Unitas LXV”, ocorrido no mar do Chile, onde o Brasil também teve presença com a Fragata Liberal em setembro deste ano. Equipado com um reator nuclear que dispensa reabastecimento, o submarino pode operar submerso por longos períodos, mas qualquer falha nos sistemas de propulsão apresenta riscos significativos para a população e o meio ambiente. “O monitoramento radiológico é parte essencial do protocolo de segurança nuclear da Marinha, evita a contaminação radiológica de origem naval”, explica o vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Superintendente de Relações Institucionais e Comunicação Social da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade.

Publicidade

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE ICN RECEBE VISITA DE DELEGAÇÕES DURANTE CONFERÊNCIA NAVAL INTERAMERICANA
 

Baía de Guanabara foi monitorada em maio deste ano, por ocasião da passagem do USS “George Washington”

Esta foi a segunda vez este ano que a Marinha precisou monitorar os níveis de radiação no litoral brasileiro. Em maio deste ano, o porta-aviões USS George Washington, também da Marinha norte-americana, fundeou no interior da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, marcando o encerramento do exercício conjunto “Southern Seas”. Na ocasião, foram providenciadas medições do ar, da água e de sedimentos marinhos, além dos tripulantes licenciados (autorizados a desembarcar) e de material descartado.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Como evitar mofo na parte de baixo da pia com um truque simples

Saiba como evitar mofo debaixo da pia com um truque simples e eficaz para proteger…

1 dia ago

Seenemar reforça integração na comunicação do setor nuclear

Foi realizada nesta sexta-feira (25) a primeira reunião de 2025 do grupo de trabalho coordenado…

2 dias ago

Assessoria esportiva de Itaguaí é destaque em ultramaratona nacional

O feriado foi de superação para os 38 atletas da assessoria esportiva Valverde Corridas. O…

2 dias ago

Capacitação reforça qualidade no atendimento de saúde em Mangaratiba

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado, a Prefeitura…

3 dias ago

Qatar e Estrela Mar decidem a Copa Verão Sub-17 em Itaguaí

A cidade de Itaguaí se prepara para a grande final da Copa Verão Sub-17, que…

3 dias ago

Projeto de dança de Itaguaí participa de Festival “Vem Dançar”

O Projeto Urbano de Dança de Itaguaí, conhecido como UBD Company, vai marcar presença em…

3 dias ago

This website uses cookies.