Professores, educadores e a comunidade participam de palestra na 1ª Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba (FOTOS DIVULGAÇÃO/PMM)
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (1º) o segundo dia da 1ª Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo, na Praça Robert Simões. O evento contou com uma palestra ministrada pela doutoranda e mestre professora Joana Moreira (LEPEDI/UFRRJ), abordando o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Durante a palestra, foram discutidos aspectos sensoriais e comportamentais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sobrecarga de estímulos no ambiente escolar e comorbidades associadas. A especialista também ressaltou a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI), metodologia já adotada pelos professores da rede municipal de ensino de Mangaratiba.
O evento também incluiu atividades educativas e inclusivas sobre diversidade, respeito e pluralidade, protagonizadas pelos alunos das unidades municipais de ensino. Além disso, a Praça Robert Simões recebeu a Mostra Pedagógica, que apresentou trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
A programação contou com a presença do Secretário de Educação, Tio Renato, das subsecretárias Thirley Reink e Eliane Maia, bem como diretores, coordenadores e professores da rede municipal.
Ao longo da semana, a Secretaria de Educação promove diversas atividades voltadas à conscientização do TEA para os alunos da rede municipal. Todas as unidades escolares estão engajadas em ações que visam fortalecer a inclusão social e reforçar o respeito e a empatia.
As atividades incluem rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de materiais pedagógicos acessíveis e práticas inclusivas. A iniciativa conta com a participação ativa de estudantes, professores, diretores, funcionários e familiares, promovendo uma experiência coletiva de aprendizado e sensibilização.
A programação segue até sexta-feira (4), com a VII Caminhada do Autismo, exposições pedagógicas e a inauguração da unidade CEMAP Muriqui. Vale lembrar que as atividades de inclusão, diversidade e respeito são promovidas durante todo o ano letivo nas salas de aula da rede municipal.
Leia mais: Mangaratiba faz Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.
A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…
Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
This website uses cookies.