Professores, educadores e a comunidade participam de palestra na 1ª Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba (FOTOS DIVULGAÇÃO/PMM)
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (1º) o segundo dia da 1ª Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo, na Praça Robert Simões. O evento contou com uma palestra ministrada pela doutoranda e mestre professora Joana Moreira (LEPEDI/UFRRJ), abordando o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Durante a palestra, foram discutidos aspectos sensoriais e comportamentais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sobrecarga de estímulos no ambiente escolar e comorbidades associadas. A especialista também ressaltou a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI), metodologia já adotada pelos professores da rede municipal de ensino de Mangaratiba.
O evento também incluiu atividades educativas e inclusivas sobre diversidade, respeito e pluralidade, protagonizadas pelos alunos das unidades municipais de ensino. Além disso, a Praça Robert Simões recebeu a Mostra Pedagógica, que apresentou trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
A programação contou com a presença do Secretário de Educação, Tio Renato, das subsecretárias Thirley Reink e Eliane Maia, bem como diretores, coordenadores e professores da rede municipal.
Ao longo da semana, a Secretaria de Educação promove diversas atividades voltadas à conscientização do TEA para os alunos da rede municipal. Todas as unidades escolares estão engajadas em ações que visam fortalecer a inclusão social e reforçar o respeito e a empatia.
As atividades incluem rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de materiais pedagógicos acessíveis e práticas inclusivas. A iniciativa conta com a participação ativa de estudantes, professores, diretores, funcionários e familiares, promovendo uma experiência coletiva de aprendizado e sensibilização.
A programação segue até sexta-feira (4), com a VII Caminhada do Autismo, exposições pedagógicas e a inauguração da unidade CEMAP Muriqui. Vale lembrar que as atividades de inclusão, diversidade e respeito são promovidas durante todo o ano letivo nas salas de aula da rede municipal.
Leia mais: Mangaratiba faz Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.
Descubra como criar um café da manhã com cheirinho de padaria usando truques simples e…
Na manhã desta sexta-feira (16), uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Estado do…
Na manhã desta sexta-feira (16), o 24º Batalhão da Polícia Militar (Queimados) realizou uma operação…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 22 de maio…
Dando um passo decisivo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a…
Veja como fazer sua orquídea chuva-de-ouro florir com abundância em casa com três cuidados simples…
This website uses cookies.