O prefeito Luiz Claudio Ribeiro discursa durante o lançamento do projeto "Mangaratiba Protege", no Centro Cultural Cary Cavalcanti (FOTOS DIVULGAÇÃO/PMM)
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba lançou oficialmente nesta sexta-feira (11) o projeto Mangaratiba Protege, uma iniciativa estratégica de enfrentamento à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no município. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Cary Cavalcanti e reuniu autoridades locais, profissionais da rede de proteção, representantes da sociedade civil e acadêmicos.
Idealizado pela Subsecretaria de Direitos Humanos, o projeto tem como principal objetivo mapear os casos de violências e abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes na cidade, utilizando os dados para planejar ações efetivas de combate e prevenção. O “Mangaratiba Protege” também prevê a capacitação de profissionais da saúde, educação, assistência social e segurança, buscando garantir um atendimento humanizado às vítimas e promover a conscientização da população.
Durante a cerimônia, foram apresentados dados atualizados sobre o perfil das vítimas e os tipos de violência registrados no município. As autoridades explicaram como os serviços já existentes, como a Sala Lilás, Estratégias de Saúde da Família, UBSs, CREAS e a Delegacia local, serão aprimorados para integrar ainda mais as ações de proteção.
O prefeito Luiz Claudio Ribeiro destacou a importância do trabalho intersetorial para garantir a segurança da infância e da juventude em Mangaratiba: “Vamos elencar a proteção de crianças e adolescentes como uma das nossas prioridades. Nossa meta é diminuir os índices de violências e abusos sexuais cometidos em Mangaratiba. A luta não será fácil, mas tenho certeza que brevemente vamos colher os frutos”, afirmou.
O evento também contou com a presença dos secretários Edu Jordão (Assistência Social e Direitos Humanos), Renato Delmiro (Educação), Anderson Quadros (Segurança), e Ana Venito (Juventude); dos subsecretários Taynara Ramos (Direitos Humanos) e Adilson Câmara (Assistência Social); do vereador Daniel Vasconcellos; do delegado Roberto Nunes (165ª DP); do professor Juan Vicente (UFF); e de representantes do Conselho Tutelar, CMDCA, projeto ARTE VIVA e agentes da Guarda Municipal (Ronda Maria da Penha, Ronda Escolar e Patrulheiros Mirins).
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.
Aprenda como tirar manchas de café da roupa usando sal e água quente de forma…
Equipes da Secretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos…
O antúrio vermelho é elegante, duradouro e perfeito para decorar interiores. Saiba como cuidar e…
A Secretaria de Educação de Mangaratiba concluiu com sucesso a Avaliação Diagnóstica anual, envolvendo mais…
O município de Mangaratiba se prepara para promover a Corrida do Trabalhador 2025, que neste…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (10), um alerta de tempestade para…
This website uses cookies.