Mangaratiba investe na gestão de resíduos recicláveis

A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, divulgou na segunda-feira (6), que emitiu a liberação do orçamento 2023 para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mangaratiba (CoopMangaratiba). De acordo com a secretaria, com o subsídio, que atende os princípios da Lei Federal 12.305/2012, responsável por implementar a política nacional de resíduos sólidos, a cooperativa contará com incentivo próprio para ampliar suas atividades na cidade.

O documento foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, e a liberação do orçamento impacta diretamente na gestão de resíduos recicláveis, bem como, na destinação correta dos mesmos. A iniciativa ainda fortalece a atividade de coleta seletiva como nunca antes na história da cidade.

Publicidade

GERAÇÃO DE RENDA

A Prefeitura de Mangaratiba informou que desde novembro de 2018, quando foi iniciada a atual gestão municipal, a destinação correta dos resíduos recicláveis vem gerando renda mensal para diversas famílias de Mangaratiba, além de promover o impacto positivo ao meio ambiente, gerar empregos e renda para moradores locais, fazendo com que o município seja cada vez mais sustentável.

“Nenhuma cidade pode melhorar sua qualidade de vida sem pensar e trabalhar para melhorar o saneamento básico e a gestão de resíduos de maneira responsável. Logo assim que assumimos em 2018, extinguimos o antigo lixão e estamos trabalhando muito para buscar recursos federais e estaduais para os avanços necessários. As dificuldades são imensas, mas nossos esforços serão ilimitados” comentou o prefeito Alan Bombeiro.

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS

Para o secretário de Meio Ambiente, os avanços já são inúmeros e ainda virão muitos outros. “ Implementamos o Projeto Sanear Mangaratiba, com implantação de biodigestores nas beiras de rios e cachoeiras, e hoje temos dezenas de famílias beneficiadas. Foram adquiridos equipamentos e um caminhão zero para a CoopMangaratiba, por meio de compensações ambientais, sem utilizar um centavo do dinheiro público. E agora, essa renovação do contrato de subsídio aos agentes da cooperativa, nos deixa muito felizes e certos que estamos no caminho. Há muito o que fazer e vamos avançar”, destacou Antonio Marcos.

A assinatura do documento foi acompanhada por Maria da Conceição Menezes Coimbra, presidente da CoopMangaratiba, por Marta da Conceição da Silva, agente ambiental, e a diretora de gestão de residuais da SMMA, Beatriz Fernandes.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

12 horas ago

Vitória em família nos Estados Unidos

O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Brasileiro (Pan IBJJF) é o maior torneio de jiu-jitsu brasileiro…

14 horas ago

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

15 horas ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

16 horas ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

18 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

19 horas ago

This website uses cookies.