Categories: Itaguaí

Mangaratiba inicia vacinação para pessoas com comorbidades e deficiências

A primeira fase da vacinação contra a covid-19 é destinada para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e deficiências permanentes

 

VACINAÇÃO A Secretaria de Saúde de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (10), a primeira fase da vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos) e deficiências permanentes. De acordo com a Secretaria de Saúde, aetapa, que segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), também será destinada aos portadores de síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) com comorbidades e que tenham de 18 a 59 anos.

A secretaria informou que a vacinação permanecerá sendo feita por agendamento e de acordo com a disponibilidade dos estoques da vacina AstraZeneca/Oxford. Segundo a secretaria, para serem imunizadas, as pessoas destes grupos deverão apresentar no ato da vacinação, além do documento original com foto e cartão do SUS ou CPF, os laudos médicos ou receitas, atestados ou documentos atualizados que comprovem a comorbidade ou deficiência permanente.

A Secretaria de Saúde ressalta, que para evitar aglomerações e a exposição da população ao novo coronavírus, a vacinação só será feita por agendamento. A orientação é que as pessoas já cadastradas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) aguardem em casa o contato do agente de saúde. Só será necessário realizar o agendamento na ESF, caso o morador não tenha cadastro na rede de saúde do município. Toda pessoa terá data, hora e local pré-definido para ser vacinado, assim como, vem sendo feito desde o início do cronograma de imunização.

 

GRUPO PRIORITÁRIO

De acordo com o PNI, encaixam-se no grupo de comorbidades pessoas que apresentam as seguintes doenças: diabetes mielitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade mórbida (com IMC igual ou maior que 40), entre outras conforme definido pelo PNI.

Já as deficiências consideradas permanentes são: física, auditiva, intelectual, psicossocial (mental), visual, múltipla e o transtorno do espectro autista.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Ação social promove mais de 100 atendimentos em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…

19 horas ago

Cresce a presença feminina em áreas operacionais do setor portuário

Ver três mulheres no comando do embarque de minério de ferro de um terminal portuário…

19 horas ago

Como limpar talheres manchados com soluções naturais e caseiras

Nada mais desagradável do que abrir a gaveta da cozinha e encontrar os talheres manchados,…

22 horas ago

Mangaratiba faz Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (31)…

23 horas ago

Moradora de São Gonçalo é encontrada morta a tiros em Itaguaí

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga a morte de Andréia Cabral Monteiro…

24 horas ago

Atletas de Mangaratiba garantem vaga no Brasileiro de Taekwondo

Perseverança é a chave para a vitória no mundo competitivo. É com esse espírito de…

2 dias ago

This website uses cookies.