Presidente da FMP, Jefferson Dias, comemorou a conquista ao lado das premiadas Vânia e Maju Guerra (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)
A Prefeitura de Mangaratiba anunciou que o município conquistou mais dois prêmios na área cultural. De acordo com a prefeitura, duas artistas do Quilombo da Ilha da Marambaia foram contempladas com a ajuda do Programa Municipal de Formação na Área da Cultura (PROMFAC) da Fundação Mário Peixoto (FMP). Os prêmios, que beneficiaram as artistas Vânia Guerra e sua neta Maju Guerra, foram promovidos pela Fundação Cultural Palmares.
A prefeitura informou que cada uma foi selecionada na categoria ‘Contando Nossa História’, que premia vídeos com conteúdos sobre as histórias das comunidades e territórios. O edital propõe valorizar, mapear e divulgar as diferentes histórias, com o objetivo de fortalecer e preservar o patrimônio material e imaterial dessas comunidades, além de demonstrar como se dá a relação entre ancestralidade e modernidade na cultura local.
Vânia Guerra é pescadora e contadora de histórias. Ela desempenha um importante papel dentro da comunidade, perpetuando e preservando a cultura, tradições e costumes dos quilombolas descendentes dos escravos que passaram pela Marambaia. Em seu vídeo ‘Hoje meu chão, amanhã meu teto’, Vânia faz uma reflexão sobre a efemeridade da vida, o valor da ancestralidade e o poder que a matriarca Camila (moradora mais importante que viveu no local), exerce nas novas gerações.
Maju é engajada culturalmente. Ela já venceu o Prêmio Palmares de Arte na categoria ‘Dança’ no início do ano, onde disputou com candidatos do país inteiro. No vídeo com o tema ‘Jovens de luta’, ela propôs uma narrativa do cotidiano, onde relata a dificuldade dos moradores em concluir o ensino médio, já que para isso eles precisam sair da Ilha.
O presidente da Fundação Mário Peixoto, Jefferson Dias, comemorou mais um resultado positivo. “Estamos muito satisfeitos em conquistar dois prêmios de uma só vez para Mangaratiba. O trabalho do PROMFAC para dar protagonismo à classe artística da cidade colheu vários frutos ao longo do ano. No ano que vem, queremos aumentar ainda mais o número de artistas contemplados pela premiação”, afirmou.
SOBRE O PROMFAC
Em atendimentos gratuitos e individualizados, que devem ser agendados na sede da FMP, o PROMFAC prepara artistas, quilombolas, pescadores artesanais, artesãos e demais representantes da área cultural para concorrerem em editais de fomento à cultura, sejam eles públicos ou privados.
A equipe da FMP orienta sobre como preparar documentações, apresentações, preencher pré-requisitos e as exigências de cada edital. Os participantes aprendem o passo a passo para poderem captar de forma independente recursos e benefícios.
Quem quiser participar do PROMFAC basta procurar a Fundação Mário Peixoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A FMP fica na Fagundes Varella, 146 – Centro.
Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…
Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
This website uses cookies.