Público participa da abertura da I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba (FOTOS JONATHAN ABADE/PMM)
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (31) à I Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo. O evento, inédito na cidade, visa fortalecer a inclusão e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo a comunidade, educadores e familiares para debater a importância do respeito e da acessibilidade.
A cerimônia de abertura aconteceu na Praça Robert Simões e contou com a presença da população, pais atípicos, professores, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares. Um dos momentos mais marcantes foi a inauguração da prancha de comunicação aumentativa e alternativa na praça, próximo ao parquinho, em um ato simbólico de acessibilidade.
O prefeito Luiz Claudio Ribeiro reforçou o compromisso do governo municipal com a causa da inclusão: “Quero afirmar na presença de todos os pais e mães atípicos que a inclusão é uma pauta essencial do nosso governo. Como pai atípico, sei que ainda há muito a ser conquistado. Como gestor, garanto que trabalharemos diariamente para avançarmos mais. Inclusão não pode ser mera politicagem; é uma questão de direitos e respeito à vida”, destacou.
A programação do primeiro dia incluiu a roda de conversa ‘Diálogos pela Inclusão: Conectando Famílias e Escolas’, com a participação de diretoras de escolas municipais e mães atípicas, entre elas a primeira-dama, Marcela Ribeiro. Durante o bate-papo, as participantes compartilharam experiências sobre as rotinas, desafios no ambiente escolar e a relevância do suporte familiar no desenvolvimento das crianças autistas.
O evento também contou com a presença de autoridades municipais, incluindo todos os secretários e subsecretários da cidade, além dos vereadores Daniel Vasconcellos, Josué Té, Dr. Cezinha, Yury Aguiar e Chicão da Ilha.
A programação completa contará ainda com a VII edição da Caminhada de Conscientização do Autismo, atividades inclusivas nas escolas, palestras, mostras pedagógicas e a inauguração do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico de Muriqui, espaço que será dedicado ao suporte e desenvolvimento de pessoas com deficiências e/ou transtornos de aprendizagem.
Confira a agenda desta terça-feira:
01/04 – 9h:
– Palestra: ‘Informação gera empatia, empatia gera respeito’ – Profa. Mestra Joana Moreira (LEPEDI/UFRRJ)
– Mostra Pedagógica
Leia mais: Prefeitura de Mangaratiba reconhece mulheres que fazem a diferença
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
Atletas do projeto "Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão" brilharam no Panamericano de Jiu-Jitsu Inclusivo da…
Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Mangaratiba, por meio…
Com suas folhas verdes brilhantes e flores exóticas em tons vibrantes, o antúrio é uma…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (1º)…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…
This website uses cookies.