CArlos Zóia (ao centro), secretário de Saúde de Itaguaí, recebe mapa de microáreas do território, que traz a localização dos equipamentos sociais do município (Divulgação)
Nesta semana, Mangaratiba e Itaguaí receberam reforços para aprimorar a qualidade do atendimento à população e nível de aprendizagem de crianças. As ações incluíram doações de livros, gibis e jogos pedagógicos para escolas das redes municipais e de equipamentos de saúde e mobiliários para melhorar o espaço físico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), além de mapas de georreferenciamento para dar suporte para as secretarias municipais de saúde e assistência social.
As iniciativas fazem parte do Programa de Educação e Saúde implementado pela Fundação Vale em parceria com as gestões municipais.
Um dos projetos que compõem o Programa é o Trilhos da Alfabetização, que apoia os municípios na melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio dele, ao longo deste mês estão sendo doados mais de 1.300 livros e gibis para as 39 escolas municipais de Itaguaí e mais de 700 para as 23 escolas municipais de Mangaratiba.
Os livros são para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e os acervos tiveram como critério a diversidade de autores, etnias e origens. Essas escolas também receberam kits com jogos para educadores desenvolverem propostas pedagógicas, que aliem o lúdico ao ensino de matemática. O projeto é desenvolvido em parceria com a Comunidade Educativa (CE CEDAC) e as secretarias de educação e contempla ainda formação continuada de professores.
Já na área de Atenção Primária, na última terça-feira (15), foram entregues 67 equipamentos em Itaguaí para incrementar o atendimento em 12 das 20 UBSs do município e todos os sete CRASs. Na mesma data, Mangaratiba recebeu 51 itens como impressoras e computadores para unidades de saúde. Trata-se do segundo lote de equipamentos doados aos municípios por meio do projeto Ciclo Saúde Proteção Social, realizado em parceria com as secretarias municipais de saúde e assistência social e com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).
Os municípios receberam ainda mapas elaborados pelo projeto junto aos profissionais das UBSs e CRASs, permitindo a visualização da divisão de microáreas do território, assim como a localização dos equipamentos sociais presentes em cada uma delas. Haverá também versões digitais editáveis desses mapas para serem atualizados, a fim de apoiar as gestões municipais a usarem informações de forma estratégica para prevenir doenças e promover a saúde da população.
Em 2022, a Fundação Vale ampliou sua atuação nos dois municípios fluminenses com a implementação do Programa de Educação e Saúde para construção de uma agenda intersetorial que visa a melhoria da educação, da saúde e da assistência social. Além do Ciclo Saúde Proteção Social e Trilhos da Alfabetização, o programa conta ainda com o Territórios em Rede, realizado com a Cidade Escola Aprendiz, que atua no combate à exclusão escolar.
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…
A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…
This website uses cookies.