A CCR Barcas, concessionária que administra as linhas que partem de Mangaratiba, Ilha Grande, Angra dos Reis, Niterói, Paquetá e Cocotá, anunciou que vai encerrar suas atividades no início do ano que vem. A empresa já havia avisado ao Governo Estadual que não tinha interesse em seguir com a concessão, mas só no final da última semana se pronunciou oficialmente sobre a decisão de parar com o serviço em todo o estado no dia 12 de fevereiro, quando acaba o atual contrato.
Um dos motivos para a empresa cessar a administração do serviço aquaviário fluminense seria uma dívida do Estado na casa de R$ 1 bilhão. Para fazer a cobrança, a CCR alega que o número de passageiros transportados ficou abaixo do previsto no contrato de concessão. O que pesou também foi o fato de a companhia não topar estender as atividades até que o governo encontre uma alternativa.
Apesar do anúncio oficial sobre o fim em breve da operação de barcas para cerca de 40 mil usuários, o governo não acredita na interrupção do serviço de barcas. A propósito, em nota, a Secretaria de Estado de Transportes afirma que mantém conversas com a própria CCR: “As negociações seguem em andamento e o governo trabalha para encontrar uma solução em conjunto com a concessionária”.
Em paralelo, o Estado estuda uma nova modelagem do sistema aquaviário junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia é entregar um relatório final em janeiro de 2023, ou seja, um mês antes do fim do atual contrato de concessão. Somente a partir desse documento teria início um novo processo de licitação.
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