O deputado federal Luciano Vieira (Republicanos-RJ) atacou duramente o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, durante pronunciamento na tribuna do Congresso Federal na terça-feira (9) – VEJA O VÍDEO ACIMA. Luciano questionou a pré-candidatura de Rubão (como o prefeito é mais conhecido), pois a considera inválida juridicamente. Disse também que ele “mente” e “faz covardia” com os vereadores que apoiaram seu governo ao preteri-los como pré-candidatos em favor de ex-secretários municipais. Em nota, o prefeito rebateu a fala do deputado (leia no texto desta matéria, mais abaixo).
O vídeo com a fala de Luciano Vieira circula nas redes sociais na cidade com bastante repercussão.
“Estou preocupado com o cenário político da cidade de Itaguaí, cidade onde recebi quase 7 mil votos, pois o prefeito Rubão sabe que não pode ser candidato, seria o terceiro mandato dele, não há município no nosso Brasil e no estado do RJ que o prefeito tenha três mandatos. É preocupante ele alimentar essa mentira”, disparou o deputado no discurso.
Luciano Vieira se refere, primeiramente, à situação peculiar de Rubem Vieira.
Com a cassação de Carlo Busatto Junior, em 2020, Rubem Vieira assumiu um primeiro mandato, pois na ocasião era presidente da Câmara municipal. Ao vencer as eleições, partiu para o segundo mandato, que cumpre no momento. Para o entendimento de muitos, e, de acordo com situações semelhantes, ele não poderia concorrer a um terceiro mandato.
A insegurança jurídica foi o tema que Luciano Vieira evocou no seu discurso: “Se por acaso ele conseguisse uma liminar para disputar a eleição, três meses depois haveria uma nova eleição. Peço que Rubão mostre uma liminar para disputar a eleição e pare de inventar mentira, isso é preocupante para o futuro de Itaguaí”, disse o deputado federal.
Luciano e Rubão já foram aliados políticos. Em junho de 2022, o então presidente da Câmara de Itaguaí e o principal aliado de Rubão, Gil Torres, recebeu a Medalha Pedro Ernesto (maior comenda da Câmara) durante o mandato de vereador no Rio de Janeiro de Luciano Vieira.
O prefeito Rubão também mencionava Luciano como um dos deputados federais de sua base aliada, principalmente no que dizia respeito a obtenção de verbas e acesso em Brasília para temas de interesse de Itaguaí.
Em entrevista no Podcast Atual, em abril deste ano, o prefeito Rubem Vieira disse que a ideia de que ele não pode ser candidato “é uma mentira”: “Sou pré-candidato, eles podem falar que não sou, mas quando sair a filiação, quero ver qual vai ser a mentira nova”. O prefeito, contudo, não entrou em detalhes na ocasião.
Assista a entrevista no link abaixo. A declaração destacada acima está no minuto 2:38.09:
Há um segundo tema na fala de Luciano Vieira no Congresso na terça-feira (9), o apoio político do prefeito na eleição para vereador: “E pare de dizer aos quatro cantos do município que vai derrotar os vereadores, que o ajudaram por quatro anos, falando que vai eleger os seus secretários e seus amigos, isso é uma grande covardia”, solicitou ele.
O deputado federal se refere às pré-candidaturas de pessoas que faziam parte do governo Rubão e se desincompatibilizaram conforme manda a legislação. Segundo ele, o prefeito Rubem Vieira privilegia estes em detrimento dos vereadores de mandato, que o apoiam na Câmara integralmente. Não há notícia de que o prefeito sofra oposição no parlamento municipal desde que Gil Torres rompeu com ele e foi cassado em seguida.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da pré-campanha do prefeito Rubem Vieira, que respondeu com a seguinte nota (na íntegra):
“Atual prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, o Doutor Rubão, é pré-candidato à reeleição na cidade fluminense. Em desespero com os resultados das pesquisas, a oposição adotou a tática de espalhar fake news dizendo que Rubão não pode ser candidato. Mas a candidatura é garantida por jurisprudência nos tribunais. O prefeito tentará sua primeira e única reeleição em outubro próximo. Afinal, ele comandou o município, por pouquíssimo tempo, mas como presidente da Câmara Municipal, após a cassação do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho”.
Logo após o recebimento da nota, o Atual solicitou à assessoria da pré-campanha do prefeito as “jurisprudências dos tribunais” mencionadas no texto e aguarda o recebimento.
O Jornal Atual procurou primeiro o deputado federal Luciano Vieira a fim de contextualizar sua fala e perguntar o motivo do rompimento político com o agora ex-aliado.
Da mesma forma, enviou pedido de comentário para a presidência da Câmara de Itaguaí, pois em seu discurso ele menciona os vereadores em geral, dentre os quais se inclui o presidente do Legislativo municipal.
A reportagem não obteve retorno nem do deputado federal, nem da Câmara de Itaguaí.
Qualquer um destes que atender a reportagem terá a devida visibilidade jornalística.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…
As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
This website uses cookies.