FOTO DIVULGAÇÃO
PREVENÇÃO A Light anuncia que está colocando nas ruas seu Plano Verão 2020/2021, com uma série de ações integradas, preventivas e emergenciais para minimizar os efeitos dos temporais, comuns neste período, e das sobrecargas, decorrentes do aumento das ligações clandestinas em função das altas temperaturas.
Os fortes ventos e os temporais típicos desta época do ano provocam falta de energia devido à queda de objetos e de árvores sobre a rede elétrica. Para atender estas demandas no menor tempo possível, a Light mantém uma parceria com órgãos públicos, como Comlurb, Centro de Operações da Prefeitura do Rio e Corpo de Bombeiros.
Além disso, a distribuidora poderá aumentar, neste verão, em até 65% o número de equipes em campo, chegando a mais de 1.000 profissionais totalmente preparados para qualquer tipo de atendimento. O número colaboradores nos canais de atendimento ao cliente (call center) também será 50% maior.
O superintendente técnico de Alta Tensão da Light, Daniel Negreiros, explica que a companhia vai aumentar o número de profissionais em campo, em casos de eventos atípicos, como tempestades tropicais. “Nos dias em que houver maior número de ocorrências, iremos mobilizar técnicos que atuam em serviços como manutenção, expansão de rede e inspeção para compor equipes extras de atendimento emergencial. A ideia é trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia da forma mais rápida possível”, destaca Negreiros.
Em relação à manutenção preventiva do sistema elétrico, a Light atuou em mais de 1.656 linhas da sua rede de distribuição, de um total de 2.416 em toda a sua área de concessão. Foram executados aproximadamente 71 mil serviços para modernização da rede elétrica e mais de 150.000 podas em galhos de árvores próximos à rede realizadas até o mês de dezembro, na capital e nos outros 30 municípios atendidos pela concessionária, incluindo Itaguaí e Seropédica.
‘Gatos’ aumentam interrupções de energia
Com a elevação das temperaturas, as interrupções no fornecimento de energia também são causadas, em muitos casos, devido à sobrecarga dos equipamentos. Isto acontece porque os transformadores, preparados para atender o número de clientes regulares/formais, têm a demanda aumentada pelos “gatos” de luz e desligam, causando a interrupção. Neste verão, a empresa continuará atuando diariamente no combate ao furto de energia.
A Light tem, em 230 áreas de risco mapeadas, aproximadamente 676 mil clientes (15,6% do total de clientes da empresa). Nessas áreas, no período entre outubro de 2019 e setembro de 2020, o percentual de energia furtada chegou a 72% do total distribuído.
O índice de furto de energia é altíssimo em função da dificuldade de atuação das equipes nessas áreas. Em locais dominados pelo tráfico e pela milícia, muitas vezes os eletricistas são impedidos de realizar o seu trabalho.
As equipes de campo ficarão alocadas em pontos estratégicos por toda a área de concessão, com veículos dotados de equipamentos para se comunicar diretamente com os centros de operação da empresa. Nestes centros, a Light conta com profissionais muito bem treinados para fazer a gestão, em tempo real, das atividades das equipes de campo. Além disso, todas as linhas de transmissão e subestações bem como os circuitos de média tensão são monitorados e supervisionados, possibilitando inclusive a realização de manobras de forma automática e remota para restabelecimento da energia.
Além disso, esses equipamentos possuem o sistema self healing. “Esta tecnologia reduz o número de clientes sem energia, pois é capaz de identificar um defeito na rede elétrica e deixá-lo isolado para reparo sem a intervenção de um operador” ressalta Negreiros.
Canais de atendimento ao cliente
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar em junho…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…
Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…
A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…
Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…
O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…
This website uses cookies.