Itaguaí terá Grupo Escoteiros do Mar Jaguaremenon

Considerado o maior movimento educacional de jovens do mundo, o Escotismo está prestes a ter uma representação em Itaguaí. Trata-se do Grupo Escoteiros do Mar Jaguaremenon de Coroa Grande, fundado em 19 de setembro de 2023, e que está em processo de formalização, com previsão de ser inaugurado oficialmente no dia 20 de janeiro de 2024. O grupo, que reúne os chefes Cristiane Amaro Maciel (Comodoro), Marcus Vinicius Lapa, Edimilson de Carvalho, Leonardo Estrela e Margareth Albuquerque, vem participando de uma série de atividades como estratégia para anunciar a novidade e angariar apoios.

Uma das atividades precursoras do processo de formalização do grupo foi realizada no domingo (3), na Praia de Frontal das Ilhas, em Coroa Grande, onde 27 lobinhos e 24 escoteiros do 145º Grupo de Escoteiros do Mar Gelmirez de Mello, de Sepetiba, receberam noções de natação, salvamento, flutuação, respiração e técnicas afins. Sob a coordenação dos chefes Noemi Lima e Xavier Lima, as crianças e adolescentes protagonizaram momentos de convivência com a natureza, reproduzindo na prática, em Itaguaí, um dos pilares do Movimento Escoteiro, que foi fundado em 1907 pelo militar britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.

Publicidade
Os chefes Noemi Lima, Cristiane Maciel e Marcus Lapa conversam durante a mobilização realizada no domingo (3), na Praia de Frontal das Ilhas, em Itaguaí

O Escotismo é um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. Seu objetivo é o desenvolvimento do jovem, via sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina, numa rica história que já se prolonga por 116 anos, reunindo quase 60 milhões de pessoas em todo o mundo, e que no Brasil somam mais de 79 mil associados em quase 700 municípios.

O MAR COMO INSPIRAÇÃO

O Movimento Escoteiro é desenvolvido em três modalidades, dividindo-se em terra, ar e mar, tendo como pilares assuntos como educação, meio ambiente, diversidade e inclusão, direitos humanos, proteção da infância e juventude, com oportunidades em que crianças, jovens e adultos atuam voluntariamente, de maneira organizada, buscando construir um mundo melhor no apoio ao trabalho de educação ambiental, na rápida resposta em situações de emergência, no apoio à ações de acolhida a refugiados ou em ações que convergem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

A modalidade de escoteiros do mar é caracterizada por atividades preferencialmente na água, em ambientes como rio, mar, lago, lagoa ou pantanal

A modalidade do mar é caracterizada pela realização de atividades preferencialmente na água, em ambientes como rio, mar, lago, lagoa ou pantanal. O conjunto de atividades que podem ser realizadas pelos escoteiros do mar inclui navegação a remo, mergulho e windsurf, por exemplo, sempre com foco em desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, proporcionando-lhes ferramentas para que possam realizar essas práticas. Esse compromisso tem como propósito despertar nos participantes o aprendizado do trabalho em equipe, o respeito aos próximos, e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Segundo o chefe Marcus Lapa, o Grupo Escoteiros do Mar de Itaguaí traz no nome uma alusão aos índios Jaguaremenon, que no Século XVII teriam desbravado o território em que está instalada a cidade.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

17 horas ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

17 horas ago

O segredo para ter margaridas florindo durante todo o ano

Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…

19 horas ago

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

2 dias ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

2 dias ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

2 dias ago

This website uses cookies.