Animais da Amor Pet em feira de adoção no centro de Itaguaí. Expectativa é encontrar novos donos para os bichinhos abandonados (Divulgação Amor Pet)
No sábado (19), a Prefeitura de Itaguaí vai realizar o evento Festival do Pet, na Praça Vicente Cicarino. De acordo com publicação feita na página de Facebook da instituição, “a atividade será realizada pelas Secretarias do Ambiente e Planejamento e Agricultura e Pesca e contará com atividades culturais e educativas para orientar a população quanto aos cuidados com a saúde e bem-estar animal. Além disso, no dia, os participantes também poderão contar com muita diversão e lazer”, informa a postagem.
O ATUAL entrou em contato com a prefeitura no dia 9 de março por meio de um e-mail e por Whatsapp. O objetivo era obter informações mais precisas sobre o que de fato será o evento. A reportagem fez os seguintes questionamentos: Quais serão as atividades desenvolvidas?; Haverá algum espaço para adoção de animais abandonados na cidade?; Será apresentado algum projeto para mitigar o problema de animais abandonados na cidade?; Haverá alguma nova campanha para castração de animais? Se sim, como será?
SEM RESPOSTAS
Nenhuma das perguntas acima obteve qualquer resposta da prefeitura até a publicação dessa matéria. A única indagação satisfeita foi sobre o espaço para adoção. Sim. Haverá. Mas a resposta não veio da instituição responsável pelo festival e sim da tutora de animais, Tatiana Iva Canziani, da Amor Pet, que avisou à imprensa que vai expor seus bichinhos para adoção durante o evento. A Amor pet, até janeiro, possuía 70 gatos e mais de 100 cães.
Ela disse ainda que “haverá Palestras e um show com um cachorrinho acrobata”. O que faz parecer que a prefeitura está preocupada em dar o circo. Entretanto, o problema dos animais abandonados na cidade de Itaguaí é bastante conhecido e que só não há falta de pão – neste caso é melhor dizer ração – porque as protetoras de animais da cidade realizam um trabalho incansável e contam com doações de cidadãos. Não com uma política da prefeitura.
SEM POLÍTICAS PÚBLICAS
No dia 13 de janeiro, o ATUAL publicou matéria em que evidenciava as dificuldades das protetoras de animais na obtenção de apoio, especialmente durante a pandemia. Ficou claro que uma das principais necessidades de quem resgata animais abandonados é a ajuda, não apenas para conseguir alimentos e medicamentos, mas para obter a castração, que consideram o ponto crucial para mitigar o problema do abandono de animais no município.
Ao que tudo indica, o Festival do Pet terá palestras, pão e circo. Mas ainda não se sabe se haverá a apresentação de um projeto de política pública – o que muitos gostariam – que realmente resolvesse a questão dos animais abandonados nas ruas da cidade de Itaguaí.
Quem cuida de animais abandonados não costuma perder a esperança. “A expectativa é conseguir bons adotantes para os animais e arrecadar ração para eles”, declara Tatiana. Quem estiver interessado em comparecer ao evento e/ou adotar um animal, o Festival do Pet acontece na Praça Vicente Cicarino, de 10h às 15h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (10), um alerta de tempestade para…
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de almoxarife em Mangaratiba, oferecido por meio…
A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio de agentes da 166ª Delegacia Policial…
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba lançou o Programa Viva Rio…
Na tarde desta quarta-feira (9), um casal foi preso por tráfico de drogas em Seropédica,…
A plataforma Descomplica Empresas, em parceria com a Moove, está com inscrições abertas para o…
This website uses cookies.