(Da esquerda para a direita) A escritora Regina Esteves, uma visitante do evento e Pedro Lodi no lançamento da Confraria Literária em Itaguaí (Divulgação)
Grupo ligado à cultura de Itaguaí lançou na sexta-feira (14) a Confraria Literária. O evento ocorreu no Calçadão da cidade, junto com a exposição de artesanato, e reuniu 20 escritores, alguns com livros lançados, outros prestes a lançar. O objetivo principal da Confraria é promover e popularizar a literatura no município.
De acordo com um dos fundadores, Pedro Lodi, o Brasil é um país onde o ato de ler não é muito cultivado, especialmente nas novas gerações. “É preciso promover a literatura por meio da leitura de bons livros. O Brasil é onde se lê menos, diferente de países como Japão, por exemplo. Dessa forma, queremos unir e tornar conhecidos os escritores e poetas do município”, explica Lodi.
As falas de Pedro Lodi são comprovadas por pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro no ano de 2019. O documento mostra que o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano. Um número bem aquém de estudos anteriores que davam conta de que o brasileiro lia quatro livros por anos.
A pesquisa mostra também que 30% da população nunca comprou um livro sequer na vida. Existem diversos fatores que podem contribuir para isso, tais como desigualdade social, analfabetismo, falta de estrutura educacional e familiar.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017 indicam que o Brasil tem 11,8 milhões de pessoas que não sabem ler. Número que, na opinião dos fundadores da confraria, pode ser mitigado com apoio governamental.
APOIO DA SECRETARIA
Pedro Lodi conta que o grupo, reunido há seis meses, tem vários projetos e que pretende realizar eventos até em escolas. “Temos muitos projetos que queremos iniciar, mas devem passar pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) antes. Estamos com um bom contato com a secretaria, mas isso leva tempo e temos que esperar. Estamos com fé de que teremos o apoio deles”, declara um dos fundadores da associação, que preferiu não dar detalhes sobre qualquer projeto antes do apoio oficial da pasta de cultura do município.
Para Lodi, depois do lançamento da Cooperativa de Artesãos, a Confraria Literária é, sem dúvida, o grande acontecimento cultural do município. “O dia 14 de Janeiro de 2022 será lembrado e festejado pelo evento literário que aconteceu no Calçadão de Itaguaí, com plena participação popular. Estamos batalhando para mudar o fato de que no Brasil as pessoas leem tão pouco”, finaliza ele.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…
As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
This website uses cookies.