Um dos objetivos da nova edição é tornar mais compreensível para as novas gerações a trama de “O Alienista”, publicada em 1882 (Divulgação)
Um dos maiores nomes – senão, o maior – da literatura nacional e fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis (1839-1908) tem um sem-número de livros aclamados ao longo dos tempos. Um deles, a propósito, completa 140 anos em 2022. Trata-se de “O Alienista”, que acaba de ganhar uma edição especial por meio do projeto Ativação Cultural Itaguaí. O lançamento acontece nessa quinta-feira (21), na Biblioteca Machado de Assis da Casa de Cultura de Itaguaí – confira o endereço e outras informações no fim da página.
Além de celebrar as 14 décadas da obra, a nova edição tem o objetivo de tornar mais compreensível para as novas gerações a história de Simão Bacamarte, que abre exatamente em Itaguaí um centro psiquiátrico, onde passa a usar pessoas como cobaias. Os experimentos, no entanto, saem do controle do médico, que passa a se confundir entre a lucidez e a loucura.
Outra proposta da nova edição é servir como ferramenta para os professores em sala de aula: “Fizemos notas de pé de página com verbetes sobre o vocabulário da época, tornando a obra mais acessível aos leitores de hoje. Além disso, realizamos um estudo teórico sobre a vida e a obra de Machado de Assis. Assim, os professores podem baixar o PDF e obter insumos para suas aulas”, explica Paulo Japyassu, escritor e professor de teatro do projeto.
OUTRAS ATRAÇÕES
A programação terá também uma performance teatral, na qual os atores – alunos do Teatro Municipal de Itaguaí – irão interagir com o público na rua. Com figurino de médicos, eles vão abordar as pessoas a fim de verificar seus “níveis de loucura”: “Durante a performance, vamos buscar questionamentos como ‘quem pode definir seus limites?’ ou ‘quais são os critérios para se chegar a uma verdade absoluta?’. A ideia é fazer um jogo entre atores e público”, detalha Alexandre Damascena, ator e professor de teatro, que vai dirigir a apresentação.
As outras atrações do dia serão uma leitura de “O Alienista” em formato de Cordel; um troca de livros, em que as pessoas trocam seus livros entre si ou com a organização do projeto; e a Exposição Confraria Literária de Itaguaí, que reúne poesias, poemas, crônicas, contos e trechos de livros.
ITAGUAÍ GANHA FAMA
De acordo com Nilton Muniz, curador do lançamento, um dos motivos que fez Itaguaí mudar de patamar entre os séculos XIX e XX foi o fato de ter servido como ambientação para “O Alienista”: “A obra elevou Itaguaí de vila à dimensão de cidade universal. Fica o legado de Machado de Assis, que chega, com honrarias e festejos, aos 140 anos. Esta luxuosa Edição Comemorativa é nossa homenagem ao célebre escritor, à cidade e aos seus cidadãos”, complementa.
O projeto Ativação Cultural Itaguaí tem incentivo do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
Evento: Lançamento do Livro “O Alienista” de Machado de Assis, edição especial de 140 anos.
Data: 21 de outubro de 2022
Local: Casa de Cultura de Itaguaí – Biblioteca Machado de Assis
Horário: das 10h às 14h
Programação
Performance “O Alienista”
Leitura de “O Alienista em Cordel”
Lançamento do Livro “O Alienista” edição especial
Troca de Livros
Exposição Confraria Literária de Itaguaí
Na noite desta terça-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a sessão analisando o…
Em fevereiro de 2024, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou o relatório…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Segurança,…
O PetMóvel, serviço itinerante de castração de animais da Prefeitura de Mangaratiba, inicia nesta sexta-feira…
A Justiça anulou nesta segunda-feira (10) a decisão da Câmara Municipal de Itaguaí que havia…
O alecrim é uma erva versátil e repleta de propriedades benéficas, sendo amplamente utilizado na…
This website uses cookies.