A MRS Logística fechou o primeiro semestre de 2023 com um balanço total de 70 atropelamentos e abalroamentos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, considerando as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional destinada exclusivamente à operação ferroviária, onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas. Os números representam um significativo aumento se comparados aos do primeiro semestre de 2022, quando foram registrados 45 casos.
Em Itaguaí foram dois abalroamentos (choque entre veículos rodoviários e o trem) e um atropelamento. Em Seropédica, um atropelamento. Em Mangaratiba, não houve acidentes.
A empresa divulgou vídeos com flagrantes de desatenção na via férrea a fim de alertar os cidadãos. Assista um deles:
“Promovemos, de forma rotineira, campanhas e ações de conscientização junto à comunidade, pois sabemos que o principal fator para que haja melhoria no cenário continua sendo a mudança de comportamento. Precisamos que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e parem, olhem para os dois lados e escutem antes de atravessar a linha férrea. O trem é pesado e longo, por isso pode precisar de até 1 quilômetro para parar totalmente, não freia como um carro”, destaca o coordenador de Segurança Operacional da MRS, Pedro Peron.
Todos os casos registrados no primeiro semestre tiveram como causa a imprudência ou a desatenção.
Em alguns municípios houve maior número de registros de atropelamentos e abalroamentos, considerando o primeiro semestre de 2023. Barra Mansa/RJ lidera a lista com 9 ocorrências, seguido de Santos Dumont/MG (5), Juiz de Fora/MG (4), Japeri/RJ (4), Suzano/SP (4) e Paraíba do Sul/RJ (4).
“O trem leva cerca de três minutos para passar por uma passagem em nível. É muito pouco tempo de espera para se expor a um risco”, pontua Peron.
EMBAIXADOR DA SEGURANÇA
A própria população pode ajudar a garantir a segurança ferroviária. Ao perceber qualquer fator de risco ou situação irregular na linha férrea sob concessão da MRS, ligue para 0800-979-3636.
Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…
Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
This website uses cookies.